umbanda

FORÇA DAS MATAS
  
                                                       "PAZ COM A MÃE TERRA"
                              “Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra,
             pois é ela a doadora da vida.Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela.
                                          Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida
                                     E te deu este corpo que um dia tu lhe devolvas.
             Saibas que o sangue que corre nas tuas veias Nasceu do sangue da tua Mãe Terra,
                                  o sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela
               borbulha nos riachos das montanhas flui abundantemente nos rios das planícies.
                       Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra,
           o alento Dela é o azul celeste das alturas do céu e os sussurros das folhas da floresta.
                  Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra.
                      Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra.
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra
                             que te rodeiam feito às ondas do mar cercando o peixinho.
                        Como o ar tremelicante sustenta o pássaro em verdade te digo,
                           tu és um com tua Mãe Terra ela está em ti e tu estás Nela.
                        Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltará novamente.
                         Segue, portanto, as Suas leis pois teu alento é o alento Dela.
                                               Teu sangue o sangue Dela.
                                                Teus ossos os ossos Dela.
                                                 Tua carne a carne Dela.
                             Teus olhos e teus ouvidos são Dela também.
                            Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra
                        não morrerá jamais,conhece esta paz na tua mente
                  deseja esta paz ao teu coração realiza esta paz com o teu corpo.”
                                               Evangelho dos Essênios
   
         JESUS,É O GOVERNADOR DO MUNDOUNDO
                                                                                   



                                

OS BOIADEIROS são espíritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado, em fazendas por todo o Brasil, estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas sessões de Umbanda podendo também trabalhar em algumas casas de candomblé que tenha herança de Umbanda pelo zelador de Santo (babalorixá ou Ialorixá). Usam de canções antigas, que expressam o trabalho com o gado e a vida simples das fazendas, nos ensinando a força que o trabalho tem e passando, como ensinamento, que o principal.OS BOIADEIROS são espíritos de pessoas, que em vida trabalharam com o gado, em fazendas por todo o Brasil, estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas sessões de Umbanda podendo também trabalhar em algumas casas de candomblé que tenha herança de Umbanda pelo zelador de Santo (babalorixá ou Ialorixá).

Usam de canções antigas, que expressam o trabalho com o gado e a vida simples das fazendas, nos ensinando a força que o trabalho tem e passando, como ensinamento, que o principal elemento da sua magia é a força de vontade, fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta. Nomes de alguns boiadeiros:Boiadero da jurema,boiadero do lajedo,boiadero do rio,carreiro,boiadeiro do yngá,boiadeiro navizala,boiadeiro de imbaúba,joão boiadeiro,boiadeiro do chapeu de couro,boiadeiro jurema,boiadeiro ze mineiro,boiadeiro do chapadão,etc... Sua saudação "getruá boiadeiro","Xetro Marrumbaxetrô"
 Nos seus trabalhos usam de velas, pontos riscados e rezas fortes para todos os fins.
O Caboclo Boiadeiro (Seus Pontos)traz o seu sangue quente do sertão, e o cheiro de carne queimada pelo sol das grandes caminhadas sempre tocando seu berrante para guiar o seu gado. Normalmente, eles fazem duas festas por ano, uma no inicio e outra no meio do ano. Eles são logo reconhecidos pela forma diferente de dançar, tem uma coreografia intricada de passos rápidos e ágeis, que mais parece um dançarino mímico, lidando bravamente com os bois.
Seu dia é quinta feira, gosta de bebida forte como por exemplo cachaça com mel de abelha, que eles chamam de meladinha, mas também bebem vinho. Fumam cigarro, cigarro de palha e charutos. Seu prato preferido é carne de boi com feijão tropeiro, feito com feijão de corda ou feijão cavalo. Boiadeiro também gosta muito de abóbora com farofa de torresmo. Em oferendas é sempre bom colocar um pedaço de fumo de rolo e cigarro de palha.
No Terreiro os Boiadeiros vêm "descendo em seus aparelhos" como estivessem laçando seu gado, dançando, bradando, enfim, criando seu ambiente de trabalho e vibração.
Com seus chicotes e laços vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e as pessoas da assistência.Os fortalecendo dentro da mediunidade, abrindo as portas para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, assim como os Exus.
Quando o médium é mulher, freqüentemente, a entidade pede para que seja colocado um pano de cor, bem apertado, cobrindo o formato os seios. Estes panos acabam, por vezes, como um identificador da entidade, e até da sua linha mais forte de atuação, pela sua cor ou composição de cores.
Alguns usam chapéus de boiadeiro, laços, jalecos de couro, calças de bombachas, e tem alguns, que até tocam berrantes em seus trabalhos.

                                   Boiadeiro na Umbanda - Seus Pontos

Pontos Cantados na Umbanda para Boidadeiro:  Seu boiadeiro por aqui choveu Choveu que água rolou Foi nessa água que seu boi nadou Foi nessa água que seu boi nadou Seu boiadeiro cadê sua boiada? Sua boiada ficou em Belém Chapéu de couro ficou lá também Chapéu de couro ficou lá também Seu boiadeiro por aqui choveu Seu boiadeiro por aqui choveu Choveu, choveu Relampiou Foi nessa água que seu boi nadou Mas, Seu boiadeiro por aqui choveu Seu boiadeiro por..
Pontos Cantados na Umbanda para Boidadeiro:

 
Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu que água rolou
Foi nessa água que seu boi nadou
Foi nessa água que seu boi nadou
Seu boiadeiro cadê sua boiada?
Sua boiada ficou em Belém
Chapéu de couro ficou lá também
Chapéu de couro ficou lá também
Seu boiadeiro por aqui choveu
Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu, choveu
Relampiou
Foi nessa água que seu boi nadou
Mas,
Seu boiadeiro por aqui choveu
Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu, choveu
Relampiou
Foi nessa água que seu boi nadou
Chetruê, Chetruá
Minha corda é de laçar
Chetruê, Chetruá
Meu boi fugiu mandei buscar
A minha boiada é de trinta e um
Vieram trinta
está faltando um
Olha meu camarada
Camarada meu
Olha meu camarada
Camarada meu
Sou Boiadeiro que cheguei aqui agora
Candomblé toca no keto
Mandar tocar angola
Chetruê, Chetruá
Corda de laçar meu boi
Chetruê, Chetruá
Corda de meu boi laçar
Chetruê, Chetruá
Corda de laçar meu boi
Chetruê, Chetruá
Corda de meu boi laçar
Seu Boiadeiro
Cade sua boiada ?
Mas, Seu Boiadeiro
Cade sua boiada ?
Seu boiadeiro na Jurema é nosso pai
É nosso camarada
Seu boiadeiro na Jurema é nosso pai
É nosso camarada
Toque o berrante, boiadeiro
Toque o berrante
Toque o berrante pra anunciar sua chegada
É os boiadeiros que vem lá de Aruanda
Pra trabalhar nesta tenda de Umbanda  .

A Força do Destino em Nossa Vidas – Orixas do Candomble

A FORÇA DO DESTINO EM NOSSAS VIDAS Veremos como os Orixás (Candomblé), nosso Odu (carma espiritual ou caminho) funcionam relativamente em nossas vidas “A foraça do destino em nossas vidas”. Como já foi indicado, a duração de nossa permanência na terra, o tipo de trabalho que fazemos, e o grau de nosso sucesso ou fracasso na vida são todos funções de nossas próprias solicitações destinadas. Nós veremos por exemplo os trabalhos de IwOríbogbe, que se uma pessoa escolhe pagar uma visita rápida no mundo  não haveria virtualmente nada que se pudesse fazer para prolongar a vida de tal pessoa na terra, exceto em raras circunstâncias, aonde seu guia divino pode modificar o destino propenso. Esta classe de pessoas é que são chamadas IMERE em Yoruba e Igbokhuan em Bini, vêem para o mundo por umas poucas horas, dias, semanas, meses ou anos e morrem quando chega à hora escolhida.

Foi apenas
Orunmilá que descobriu o segredo de como prolongar as vidasde tais pessoas na terra, que ocorre apenas se os pais da criança são capazes de descobrir pelo oráculo com boa antecedência, que o nascimento da criança será Imere. Por exemplo uma pessoa vem do céu com a determinação de se tornar um fazendeiro na terra. Dependendo do tipo de liberação de poderes celestes que ele obteve, ele poderá gostar de agricultura logo que ele se torne adulto no mundo e prosperar imensamente. Se por outro lado ele falhou na obtenção da liberação dos poderes superiores no céu, ele pode se tornar um profissional completamente diferente no qual ele nunca será capaz de encontrar o fim, tendo se desviado fora das suas escolhas vocacionais ou profissionais. Um ponto significante para se ter em mente é que ninguém alguma vez relembra suas frases no céu na partida para a terra.. Exú usa o período de espera no Erebus e o processo da infância para apagar (bloquear) toda memória do que nós somos no céu e o que planejamos fazer na terra. Ninguém veio alguma vez do céu, exceto os Imere, com pedidos ruins para si mesmos. Todo mundo deseja ter sucesso naquilo que faz, mas seu sucesso depende principalmente na quantia de autorização que recebeu das altas divindades antes da vinda para a terra.

Algumas pessoas fogem do céu sem obter a liberação de ninguém. Há pessoas que divagam por toda parte no mundo por querer uma vida estável. Quase invariavelmente uma vida tranquila esquiva-se deles em toda parte, já que eles não fizeram programação para isso. Tais pessoas vem ao mundo para censurar e culpar Deus, seu guardião ou suas cabeças e companheiros humanos, por suas falhas e infortúnios. Mas eles tem que culpar unicamente a si mesmos. È como alguém partindo para uma nova fazenda sem estar à altura do trabalho e nem ter comida para a jornada. Na chegada ao mundo, um número de pessoas é afortunada tendo bons pais que vão a algum tipo de oráculo ou outro tipo de sacerdote. Só os pais são capazes de descobrir a tempo o tipo de criança que eles têm, eles podem iniciar suficientemente cedo a tarefa para o preparo dos pés da criança no caminho certo do seu destino. Um aspecto muito importante do destino de uma pessoa é a divindade dominante de sua vida. Como indicado anteriormente, antepassados dos homens vieram a este mundo sob a liderança de uma ou outra divindade. É a alguém que veio sob a Orientação de
Orunmilá que será requerido que seja bem sucedido servindo Orunmilá no mundo. O mesmo é verdade para todas as demais divindades como Ogum, xangô, Olokún, ya, etc. Do mesmo modo, é a pessoa que veio sob a Orientação de Orixá N'la (Orixala) (representação personificada de Deus) que irá prosperar seguindo o caminho da religião moderna. A tragédia da existência do homem é que quando um seguidor de uma divindade observa os seguidores de outras divindades, felizes e contentes em sua própria facção, ele acredita que ele seria igualmente bem sucedido, abandonando os serviços de sua própria divindade pelo serviço de outra. Há pessoas que ou caem da frigideira para o fogo ou passam através da vida como se estivessem envolvidos em uma busca sem fim por um porto seguro. A advertência para tais pessoas é irem ao algum tipo de oráculo, eles têm a função e autorização para descobrir suas divindades Orientadoras. Tão logo isto seja desvendado uma proporção considerável do tamanho de seus problemas terá sido resolvida.

                   NA UMBANDA PONTOS DE CABOCLO - PARTE 2                                                                                     Para aprender Pontos de Caboclos (Umbanda) veja aqui a segunda parte de todos as Cantigas que são tocadas em uma Gira de Umbanda e também dependendo da Casa de Santo de Candomblé é Cantado e Tocado antes de reverenciar os Exús, Caboclos, Preto Velho, Boiadeiros (isso acontece quando o Pai de Santo veio de Umbanda antes de entrar para Casa de Nação (Ketu, Angola, Engenho velho, Efon, Jejê, Nagô, Bantu). Realmente são muitos Pontos para todos da Falange da Umbanda, vale apena conhecer a linda religião.que a nossa querida Umbanda. (se tiver algum ponto que não esteja na lista (tanto da primeira quanto da Segunda parte), por favor publique nos comentários para eu acrescentar e enrriquecer o acervo de Músicas de Umbanda. Nesta listagem que irá ser por partes devido o enorme número de pontos (+ 400 pontos de letras de Umbanda em geral) vai de Oxum Umbanda até  Músicas de Exú e Pomba Gira (que irei acrescentar fora toda a coleção). No Final de Cada postagem estarei publicando os links da rádio e os pontos para Ouvir Pontos e Canticos para  Umbanda e  no Candomblé.

ABaixo a listagem do 25 até 52 dos Pontos para Caboclos:
025 – Cabocla
 
Ela é cabocla,
Ela é flecheira,
Bumba na calunga,
É caçadora de feiticeira,
Bumba na calunga,
Oi ela vai firmar seu ponto,
Bumba na calunga,
Oi vai firmar lá na Angola.
Bumba na calunga.
 
026 – Jurema Cabocla
 
No meio da mata virgem.
Uma linda cabocla eu vi,
Com seu saiote, feito de pena,
É a Jurema, filha de Tupi,
 
Jurema, Jurema, Jurema,
É a Jurema, filha de Tupi,
Ela veio lá do Juremá,
Vem firmar seu ponto nesse
Congá.
 
027 - Jureminha
 
O Jureminha, Jurema do Juremá,
Sua flecha caiu serena,
Dentro desse Congá,
Salve Ogum, que está de ronda,
Salve Cosme e Damião,
Salve a Cabocla Jurema,
Que nos trás a proteção, O Jurema.
 
028 – Jurema - Xangô
 
Bamba ruê,
A terra é de Jurema!... (bis)
Seu grito é muito forte,
O machado tem bom corte,
O leão veio das matas,
Seu Rei é Xangô.
 
029 – Jurema caçadora
 
Leão nas matas berrou,
Jurema foi caçar,
Jurema é caçadora,
Seu pai foi trabalhar,
Jurema é caçadora,
Que veio saravá.
 
030 – Caboclos Jurema
 
Lá na Jurema,
Debaixo de um pé de Ingá,
Lá onde a lua clareia os caboclos,
Eu vi o seu Pena Branca passar.
Jurema, Jurema,
Salve o seu Juremá.  (bis)
 
031 – Caboclo
 
Queria ver um sabiá cantar,
Mas não é um sabiá que está cantando,
É uma cabocla Jurema que está
assobiando. (bis)
 
Vem Jurema, o Jureminha, o
Juremá,
Vem nesse terreiro, pra seus
filhos ajudar.
Como são lindos os cabelos da
Jurema,
A luz brilhante do seu olhar,
Ela é Jurema da Mata Virgem,
Veio no Reino pra trabalhar.
 
032 - CABOCLO SETE FLECHAS  
Jurema sua flecha caiu,
E ninguém sabe e ninguém viu,
Eu vou chamar o Caboclo Sete
Flechas,
Só ele sabe aonde a flecha caiu.
A flecha que subiu no ar e caiu no mar,
Onde estava Iemanjá,
A flecha caiu tão serena,
Que riscou o ponto da Cabocla
Jurema.
033 – Sarava Caboclo
 
Rê, rê, rê...  rê, rê, rê...
Rê, rê, rê...  rê, rê, ra...
Saravá seu Sete Flechas,
Ele é o Rei da Mata,
Quando seu bodoque atira...
Caramba!...
Sua flecha mata. (bis)
 
Rê, rê, rê...  rê, rê, rê...
Rê, rê, rê...  rê, rê, ra...
Caboclo Sete Flechas no Congá. (bis)
 
034 – Caboclo 7 Flechas
 
Naquela aldeia, tem sete coqueiros,
Tem sete cobras, todas a piar,
Ele se chama Sete Flechas de Umbanda,
Sua mironga é lá do Juremá.
 
035 -CABOCLO PENA VERDE
 
Um grito lá na mata ecoou,
Foi seu Pena Verde quem chegou,
Com sua flecha, com seu cocar,
Seu Pena Verde vem nos ajudar.
 
036 - SAUDAÇÃO Caboclo
 
Caboclo não tem caminho para caminhar,
Caboclo não tem caminho para caminhar,
Caminha pôr cima da folha,
Pôr baixo da folha,
Em todo lugar, Okê Caboclo!...  (bis)
 
Que lindo pisar que tem os caboclos,
Pisando na areia no rastro dos outros,
Salve Iemanjá e salve a Sereia,
Salve os Caboclos que pisam na areia. (bis)
 
037 -  
CABOCLO TUPINAMBÁ
 
Tupinambá, Tupinambá,
Filho de Umbanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Venceu demanda,
Tupinambá, Tupinambá,
Chefe guerreiro,
Tupinambá, Tupinambá,
Vem no Terreiro.
 
038 – Caboclo Tupinambá
 
Estava na beira do rio,
Sem poder atravessar,
Chamei pelo Caboclo,
Caboclo Tupinambá...  (bis)
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!...
Tupinambá chamei, chamei...
Tornei chamar e a!... (bis)
039 – Serra Morena
 
No alto da Serra Morena,
Eu vi uma coral piar,
Piava porque estava presa,
Amarrada no botoque de Tupinambá.
Piou, pediu a Lei Nagô,
Piou, pediu a Lei Nagô,
Trazia um tira teima na testa,
Sinal de caboclo, ele ali girou.
 
040 - CABOCLO DA MATA VÍRGEM
 
Caboclo da mata virgem,
Da mata cerrada, lá da Juremá,
Quem manda na mata é Oxóssi,
Quem manda no Céu é Oxalá. (bis)
Rê, rê, rê, Caboclo,
Quero ver girar,
Quero ver Caboclo,
Na Umbanda arriar. (bis) 
 
 
041 – Rompe Mato
Na sua aldeia, onde ele é Caboclo,
É Rompe Mato, é Arranca Toco,
Na sua aldeia, lá na Jurema,
Não se faz nada, sem a Lei Suprema.
 
042 -CABOCLO TUPIMIRIM
 
Tupimirim auê, Tupinambá!...
Arranca Toco,
Traz a Jurema pra cá,
Mãe Iara, Mãe Sereia,
Jurema vem trabalhar. (bis)
043 - CABOCLO ROXO
 
Caboclo Roxo,
Da cor morena,
Ele é Oxóssi,
Caçador lá da Jurema.
Ele jurou, ele jurará,
Pelos conselhos,
Que a Jurema veio dar. (bis)
 
044 - 
CABOCLO CACIQUE GUARANI
 
Aí vem chegando o Cacique
Guarani,
Ó Deus permita que ele venha até aqui,
Salve Tupã, salve Iara e Potí,
Salve Tupã e viva o Guarani.
Salve o luar, salve o sol, salve o
cruzeiro,
Salve o Guarani que baixou nesse terreiro.
 
045 – Caboclo Mata Verde
 
Caboclo a sua mata é verde,
É verde como a cor do mar,
Mas ele é casutão da Jurema,
Ele é casutão da Jurema,
Ele é casutão da Jurema e Naruê.
 
 
046 – Romple Mato
 
Encruza a espada e a lança,
Lá no reino da Jurema,
Ele é Rompe Mato Ogum,
Ele é Rompe Mato Ogum,
Ele é Rompe Mato Ogum,
E eu também sou Tira Teima.
 
047 -CABOCLO PENA VERDE
 
Seu Pena Verde quando vem da aldeia,
Vem trazendo pemba,
Pra saudar filhos de Umbanda,
Ele é caboclo, ele é flecheiro,
Ele é de Oxóssi, ele é caçador.
Seu Pena Verde,
É um caboclo flecheiro,
Ele é cacique, ele é feiticeiro,
Ele vem girando, ele vem assobiando,
Sua flecha atirando, ele vem
caçando,
Ele é o Rei das Matas, lá na
Aruanda,
E vem na Terra, pra salvar filhos de Umbanda.
 
048 - CABOCLO XAPANÃ
 
Xapanã vem descendo de Aruanda,
Trazendo pemba pra salvar,
Filhos de Umbanda,
Ele é caboclo, é flecheiro atirador,
Lá na Aruanda Xapanã é um
vencedor. (bis)
 
049 - CABOCLO UBIRAJARA PEITO DE AÇO  
Corta mironga, corta senhor,
Corta língua de falador,
Pôr onde ele passa,
Não tem embaraço,
Chegou Ubirajara Peito de Aço.
O seu saiote tem pena dourada,
Seu capacete brilha na alvorada.
 
050 - CABOCLO UBIRAJARA
 
Que penacho é aquele,
Que penacho é aquele,
É de arara,
Vem rompendo a mata virgem, Vem rompendo a mata virgem,
É o Caboclo Ubirajara,
O seu saiote tem pena dourada,
Seu capacete brilha na alvorada.
051 - CABOCLO  OGUM DAS MATAS  
Que cavaleiro é aquele ,
Que vem cavalgando pelo céu
azul,
É Caboclo Ogum das Matas,
Que vem defendendo o Cruzeiro do Sul.
Ererê, o cangira, êrerá,
Ererê, o cangira, pisa na Umban
da (bis)
Seu Cangira é Rei de Umbanda,
Seu Cangira vem saravá,
Seu Cangira trás para os filhos,
A proteção de Oxalá, seu Cangira,
Ererê, ô cangira, êrerá,
Ererê, seu Cangira pisa na Um-
banda. (bis)
 
052 - CABOCLA  IARA
 
Estrela, Sol e Lua,
Que clareia o Juremá ( bis)
Oi que valha-me todos os Cabo
clos,
De flecha e botoque,
Oi que me valha Iara. (bis)

                                  CABOCLA DE OXUM PONTO CANTADO                                                                                                             Aprendendo mais um pouquinho sobre a tão linda Umbanda, com as Qualidades (tipos) de Cabocla de Oxum ou Oxun. Os caboclos, lindas entidades ligada a Umbanda, são muito conhecidos na umbanda como sábios espíritos de luz, pelos seus passes aliviadores e relaxantes, pela sua inteligência quanto a doenças, e por muitas outras coisas. Sou testemunha de ver Caboclos no Candomble (em um gira de Caboclo), onde a casa cultuava Umbanda, curar pessoas enganadas por médicos; Simpatia de Caboclo acordar pessoas em coma em um hospital.
Todo caboclo tem uma vibração de um determinado orixá masculino  ou Feminino,e toda cabocla normalmente tem uma vibração originária de Orixá feminino, mas como falange, eles(as) podem penetrar em todas as vibrações de Orixás e do Oriente.

Aqui mais Cultura de Oxum (Deusa do Amor):
Data festiva : 08 de dezembro.
É a Cinda do amor e do ouro, da angélica e da safira, do sábado.
Sua moradia são: a cachoeira e as águas doces.
Suas cores são: branco, azul-claro e amarelo (vibração oriental).
Oxum é sincretizada na Virgem da Conceição.

CABOCLAS DE OXUM ou Qualidades de Caboclo de Oxun

Iracema, Yara, Imaiá, Jaceguaia, Juruema, Juruena, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunuê, Mirini, e outros que estarei atualizando conforme o tempo.
Veja o Video de Umbanda e ouça Pontos para caboclo: Ventania, Jurema, Caboclo de Pena, etc.

        CABOCLO DE OXOSSI - ORIXA                                                                                 Vejamos aqui mais um pouco sobre Oxóssi e seus caboclos. Pois muitos irmãos que vieram da Umbanda ainda cultuam os caboclos (viram com caboclo, recebem caboclo) me perguntam assim: Eu sou de Oxossi qual é o meu caboclo? Eu sou de Iansã, qual é o meu caboclo? Então estarei colocando um pouquinho do que normalmente pode ocorrer quando um devoto possui um um determinado orixá e normalmente são regidos por um Caboclo (mas não é absoluto, devendo ser confirmado no jogo ou com a própria entidade em.Vejamos aqui mais um pouco sobre Oxóssi e seus caboclos. Pois muitos irmãos que vieram da Umbanda ainda cultuam os caboclos (viram com caboclo, recebem caboclo) me perguntam assim:

Eu sou de Oxossi qual é o meu caboclo?
Eu sou de Iansã, qual é o meu caboclo?
Então estarei colocando um pouquinho do que normalmente pode ocorrer quando um devoto possui um um determinado orixá e normalmente são regidos por um Caboclo (mas não é absoluto, devendo ser confirmado no jogo ou com a própria entidade em terra)
Data festiva : 20 de janeiro.
É o Orixá das matas virgens e fechadas. Gosta de água de coco, eucalipto, girassol, latão, sândalo, calcite, e das cores verdes, vermelho e branco.
Ervas do Orixa Oxossi - Ososi / Oxossi Ewe Orixa:
Oxossi é sincretizado em São Sebastião no Rio de Janeiro e São Jorge na Bahia. É representado pelos seus falangeiros, caboclos bugres e de penas.
Sua saudação é: Okê arô Oxóssi! Oriki de Oxossi aqui!


CABOCLOS DE OXOSSI

Arruda, Aimoré, Arapuí, Boiadeiro, Caboclo da Lua, Caçador, Flecheiro, Folha Verde, Guarani, Japiassú, Javarí, Paraguassu, Mata Virgem, Pena Azul, Pena Branca, Pena Verde, Pena Dourada, Rei da Mata, Rompe Folha, Sete Flechas, Serra Azul, Tupinambá, Tupaíba, Tupiara, Ubá, Sete Encruzilhadas, Junco Verde, Tapuia, e outros

  COMIDA PARA ORIXA OXUMARE OU BESSEN- ADIMU - AGRADO                                                                                                                                      Hoje passo aqui para os leitores qual comida se pode oferecer ao orixá Oxumare (Bessen)que é em forma de Serpente. É muito comum oferecer esta comida (adimu) para agradar o Orixá Oxumarê.   Vejamos Aqui os Ingredientes para a Comida de Oxumarê. Ingredientes: - 500g. de batata doce - dendê - Feijão fradinho Agora veja o Modo de preparo da comida desse Orixá: Depois de cozinhar a batata doce descasque regue com dendê e amasse-a até formar uma massa homogênea. Em  um alguidar molde duas serpentes em forma de círculo, sendo que a cauda de uma encontre-se com a cabeça da outra. Com o feijão fradinho forme os olhos e enfeite o restante do corpo com alguns grãos de feijão fradinho (a seu critério), regue com dendê e ofereça ao orixá.

CANTIGAS DE OXUMARES ORIXAS                                                                                        CANTIGAS ou ORIN DE XIRÊ OXUMARÊ

Saudação de Oxumarê
: Àrobô bô yi, KO LO HUN BESSEN



1 – Cantiga de Oxumarê ou Bessen:


OXUMARÊ LOQUERE LOQUERE Ê LOQUERE,



2 – Cantiga de Oxumarê ou Bessen:


OXUMARÊ, TÉ UN BÓ, TÉ UN BÓ É TE UN BÓ,



3 – Cantiga de Oxumarê ou Bessen:


TINA, TINA, TINA,


BESSEN ADE BAUIUA,

4 – Cantiga de Oxumarê ou Bessen:
Ê, Ê, Ê, MADA IN, MADA IBÔ,

MADA IN, MADA IBÔ                  

O FIO FI OBÉ,

5 – Cantiga de Oxumarê ou Bessen:
OXUMARÊ NI FERUN DA DAN NI FERUN DAN

 Oriki de OXUMARÊ (saudação, Louvação, Reza, Invocação)

 Oriki de OXUMARÊ
Osumare permanece no Céu que ele atravessa com o braço
Ele faz a chuva cair na terra
Ele busca os corais, ele busca as contas nana
 
Explicação: Oriki, Oriqui, Adura, Gbadura, Reza, Louvação, Louvar, Invocação, Saudação, Despertar, Acordar, etc..., normalmente utilizada no candomblé e no Culto Aos Orixás de nação (Keto, Alaketo, Engenho velho, Opojonjá, Nagô, Axé Oxumarê, Culto a Ifá, Santeria Cubana, (Los Orishas) etc... (santo, divindade, deuses, protetor, guardião, anjo da guarda, Pai de cabeça). Praticado na hora em quer for pedir, oferecer, fazer, cultuar, agradar etc.. . Vários são os termos utilizados dependendo e variando de cada tipo de culto religioso, mas que não muda muito o sentido e sim muda o dialeto utilizado (a língua).
Para maiores Informações de Como utilizar ao certo o oriki, procure seu pai de santo (Babalorixá, Yalorixá, Mameto, Tateto, Babalawo, etc..), ou estude um pouco sobre a pronuncia do dialeto yoruba que não é difícil, particularmente aprendi lendo e ouvindo sozinho, dai você pode tirar um exemplo que força de vontade é um dos principais pontos para que na hora de louvar, reverenciar o Candomblé, orixás, santos, Deuses, vodun, etc..., você pode sim fazer, e dar o melhor de si, mesmo não tendo o yoruba como uma língua nata de nosso país.

Vamos Juntos no Candomblé!!!

Osumare A Gbe Orun Li Apa Ira
Ile Libi Jin Ojo
O Pon Iyun Pon Nana
O Fi Oro Kan Idawo Luku Wo
O Se Li Oju Oba Ne
Oluwo Li Awa Rese Mesi Eko Ajaya
Baba Nwa Li Ode Ki Awa Gba Ki
A Pupo Bi Orun
Olobi Awa Je Kan Yo
O De Igbo Kùn Bi Ojo
Okó Ijoku Igbo Elu Ko Li Égùn
Okó Ijoku Dudu Oju E A Fi Wo Ran

clique abaixo em Leia mais para ver a tradução:


Osumare permanece no Céu que ele atravessa com o braço
Ele faz a chuva cair na terra
Ele busca os corais, ele busca as contas nana
Com uma palavra ele examina Luku
Ele faz isso perante seu rei
Chefe a quem adoramos
O pai vem ao pátio para que cresçamos e tenhamos vida
Ele é vasto como o céu
Senhor do Obi, basta a gente comer um deles para ficar satisfeito
Ele chega à floresta e faz barulho como se fosse a chuva
Esposo de Ijo, a mata de anil não tem espinhos
Esposo de Ijoku, que observa as coisas com seus olhos negro.

 OXUMARE/ BESSEM/ LENDA

                                OXUMARÊ
Osumarê ou Osumaré, é a energia das cores, da luz, do sol após as chuvas, o arco-íris, e por isso mesmo é associado às serpentes, que são muito coloridas e poderosas.

Conta o mito que apesar de tudo que houvera com Obaluaiê, Nanan e Oxalá tiveram outro filho. Este era Osumarê. Contudo, como novamente eles haviam desobedecido aos preceitos de Orunmila, Osumarê nasceu sem braços e sem pernas, com a forma de serpente, rastejando pela terra, e ao mesmo tempo com a forma de homem. Mais uma vez decepcionada Nanan abandonou Osumarê.

Osumarê entretanto possuía grande capacidade adaptativa e, mesmo sem membros para locomover-se, possuía imensa astúcia e inteligência, aprendeu a subir em árvores, a caçar para comer, a colher as batatas doces de que tento gostava, e a nadar.

Orunmila, o deus da adivinhação do futuro, admirando-se e apiedando-se dele, tornou-o um orixá belo, de sete cores de luz, encarregando-o de levar e trazer as águas do céu para o palácio de Xangô. È Oxumarê, portanto quem traz as águas da chuva e é a ele que se pede que chova.

Como seu percurso era longo, Oxalá, seu pai, fez com que ele tomasse a forma do arco-íris quando tivesse essa missão a realizar. Com as águas da chuva, Oxumarê traz as riquezas aos homens ou a pobreza. Oxumarê vive com sua irmã Ewa no fim do arco-íris.

Dia da semana: quinta-feira
Cores: as do arco-íris
Símbolo: Dan (uma serpente enrolada numa árvore, simbolizando o poder da adaptação).
Número: 10
Comida: batata doce
Saudação: Arroboboi Oxumarê!
Folha: obó, são gonçalinho, cipó.
Odu regente: iká-ori

Jurema Cabocla

 

Jurema é uma Cabocla, sendo igualmente uma entidade espiritual que trabalha na linha de Oxossi, é uma "cabocla", ou divindade evocada no Catimbó, cultos afro-brasileiros e mais recentemente na  muito prestigiada e respeitada na Umbanda. Entidade Guia - Chefe da Linha de Oxossi. Jurema trabalha na legião constituída de grandes entidades espirituais, espíritos puros que amparam os sofredores e mais necessitados, utilizando o processo de passes-cura através das ervas e pontos riscados.

Jurema é a Entidade Chefe Cabocla Jurema, quando  trabalha, atrai a presença de vibrações de todos as Caboclas Jurema, ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema da Mata etc, pois na realidade todas são uma única vibração que trabalham com os ambientes da natureza. ex: Sol, Lua, Chuva, Vento, Mata etc…

Jurema trabalha
dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia e sempre orientando o devoto com palavras sábias e conforto para os devotos que sofrem de enfermidades.

Chame pela Cabocla Jurema nas horas de dificuldade, pois essa cabocla sempre estará ali para ajudar seus filhos de Fé.
Para agradar a Cabocla Jurema:

Jurema esta linda entidadeCabocla Jurema, vá em uma mata limpa, estique um pano verde e coloque sobre o pano verde, um vinho tinto rascante (para o Caboclo Oxossi), um coco verde (para a cabocla Jurema), substituindo o líquido de dentro do coco por vinho com mel, enfeitado com fitas verde e vermelha.
Para Oxossi acenda uma vela verde e um charuto.
E também travessa de frutas variadas e uma bela cigarrilha.

PONTOS A OXOSSI E CABOCLOS NA UMBANDA

 

Veja agora a 3 parte de Pontos Cantados para: Oxossi e Caboclos na Umbanda Um grito na mata ecoou Foi seu pena branca que chegou Com sua flecha Com seu cocar Seu Pena Branca vem nos ajudar Com sua flecha Com seu cocar Seu Pena Branca vem nos ajudarSaravá seu Pena Branca Saravá seu apache Pega flecha e seu bodoque Pra defender filhos de fé Ele vem de Aruanda Trabalhar neste casuá Saravá Seu Pena Branca No terreiro de Oxalá Sua flecha vai certeira.

Veja agora a 3 parte de Pontos Cantados para:
 

                                 Oxossi e Caboclos na Umbanda

Um grito na mata ecoou
Foi seu pena branca que chegou
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Saravá seu Pena Branca
Saravá seu apache
Pega flecha e seu bodoque
Pra defender filhos de fé
Ele vem de Aruanda
Trabalhar neste casuá
Saravá Seu Pena Branca
No terreiro de Oxalá
Sua flecha vai certeira
Vai pegar no feiticeiro
Que fez juras e mandingas
Para o filho do terreiro
Pega o arco , atira a flecha
Que esse bicho é caçador
Além de ser castigo
Ele é merecedor
Ele atirou
Ele atirou e ninguém viu
seu Flecheiro é que sabe
A onde a flecha caiu
Ele atirou!

Tupinambá é canga na batalha
Tupinambá ee Tupinambá
Tupinambá guerreiro de Oxóssi
Tupinambá ee Tupinambá
Tupinambá vem defender seus filhos
Tupinambá ee Tupinambá
Só não apanha
Folha da Jurema
Sem ordem suprema
Do Pai Oxalá
Só não apanha
Folha da Jurema
Sem ordem suprema
Do Pai Oxalá

Tava na beira do rio
Sem poder atravessar
eu chamei pelos caboclos
Caboclo Tupinambá
eu chamei pelos caboclos
Caboclo Tupinambá
Tupinambá chamei
Chamei tornei chamar eaahhh
Tupinambá chamei
Chamei tornei chamar eaahhh
Ele é caboclo ele é
Flexeiro
tumba la catunga
e matador
de feiticeiro
tumba la catunga
ele vai firma seu ponto
ele já firmo é na Angola
oi tumba la catunga.

OXOSSI E CABOCLO PONTO NA UMBANDA

Pontos Cantados para Oxossi e Caboclo na Umbanda. PARTE 2 Oxóssi êeee Oxóssi aaaaa Oxóssi é marambolê, marambolá Quem é aquele que vem lá de Aruanda Montado em seu cavalo Com seu chapéu de banda Ele é Oxóssi de Aruanda eeeeee Ele é Oxóssi de Aruanda aaaaa  Caboclo venceu demanda Para o povo de Umbanda Na ponta da sua flecha Quando veio de Aruanda Venceu... Caboclo venceu... No fundo da mata virgem Oxalá gritou - Esse filho é meu.

Pontos Cantados para Oxossi e Caboclo na Umbanda.

PARTE 2


Oxóssi
êeee


Oxóssi aaaaa


Oxóssi é marambolê, marambolá


Quem é aquele que vem lá de Aruanda


Montado em seu cavalo


Com seu chapéu de banda


Ele é Oxóssi de Aruanda eeeeee


Ele é Oxóssi de Aruanda aaaaa


Caboclo
venceu demanda

Para o povo de Umbanda


Na ponta da sua flecha


Quando veio de Aruanda


Venceu...


Caboclo venceu...


No fundo da mata virgem


Oxalá gritou


- Esse filho é meu !!!


Esse filho é meu !!!



Onde está a Jurema?

A Jurema a onde está ?

Tá procurando os capangueiros

Que ainda estão na Juremá

Quem mandou chamar

Em nome do Pai Oxalá?

Foi seu Oxóssi caçador

Que já baixou nesse congar

Salve todo o povo da Jurema

Salve sua luz

Seu jacutá

Levando a todos lares e seus filhos

Trazendo paz e amor

Na fé de Oxalá


Oxalá chamou !

Oxalá chamou e já mandou buscar

Os caboclos da Jurema

Pro seu Juremá

Pai Oxalá

É o rei do mundo inteiro

Já deu ordens pra Jurema

Chamar seus capangueiros

Mandai, Mandai

Minha cabocla Jurema

Os seus guerreiros

Essa é a ordem suprema !!
 

Ogan segura o toque

Com Deus e a Virgem Maria

Ogan segura o toque

Com Deus e a Virgem Maria

Por Oxalá Meu Pai

Saravá Seu Ventania

Por Oxalá Meu Pai

Saravá Seu Ventania  .

NOMES DE CABOCLO - NA UMBANDA

Conheça agora (abaixo em leia mais) a 2ª Relação de nomes de Caboclos que baixam nas cabeças dos médiuns ou cavalo. • Caboclo Inca • Caboclo Jibóia • Caboclo João da Mata • Caboclo Junco Verde • Caboclo Pajé • Caboclo Pantera Negra • Caboclo Pedra Branca • Caboclo Pedra Preta • Caboclo Pele Vermelha • Caboclo Lua • Caboclo Marajó • Caboclo Mata Virgem • Caboclo Olho de Lobo • Caboclo Onça-Pintada • Caboclo Oxósse da Mata • Caboclo Pena Azul • Caboclo Pena Branca • Caboclo Pena Branca • Caboclo Pedra Preta
• Caboclo Pele Vermelha • Caboclo Lua
• Caboclo Marajó • Caboclo Mata Virgem
• Caboclo Olho de Lobo • Caboclo Onça-Pintada
• Caboclo Oxósse da Mata • Caboclo Pena Azul
• Caboclo Pena Branca • Caboclo Pena Branca
• Caboclo Pena Branca Cacique • Caboclo Pena Dourada
• Caboclo Pena Preta • Caboclo Pena Roxa
• Caboclo Pena Verde • Caboclo Pena Vermelha
• Caboclo Peri • Caboclo Poti
• Caboclo Quebra Demanda • Caboclo Quebra Galho

• Caboclo Rei da Mata • Caboclo Rompe Folha
• Caboclo Rompe Mato • Caboclo Roxo
• Caboclo Serra Negra • Caboclo Sete Cachoeiras
• Caboclo Sete Cobras • Caboclo Sete Demandas
• Caboclo Sete Encruzilhadas • CabocLo Sete Estrelas
• Caboclo Sete Flechas • Caboclo Sete Pedreiras
• Caboclo Sultão da Mata • Caboclo Tupi
• Caboclo Tupi Guarani • Caboclo Tupinambá
• Caboclo Tupiniquim • Caboclo Ubirajara Flecheiro
• Caboclo Tapindaré • Caboclo Tibiriçá
• Caboclo Tira Teima • Caboclo Treme Terra
• Caboclo Tupã • Caboclo Ubirajara Peito de Aço
• Caboclo Ubiratan • Caboclo Umuarama
• Caboclo Urubatan • Caboclo Urucutum
• Caboclo Vence Tudo • Caboclo Ventania
• Caboclo Vigia das Matas • Caboclo Vira Mundo
• Cacique Samambaia • Caboclo Capitão Da Mata.

O CABOCLO - CONHEÇA OS SEUS NOMES (UMBANDA)


O Caboclo são lindas entidades de luz e de alta sabedoria. São entidades que geralmente se encontra na Umbanda, mas também cultuada e muito respeitada também pela religião espírita de nação (Candomblé)onde pai de santo e mãe de santo que passaram antes de se inciar no candomblé, vieram da Umbanda trazem consigo estas lindas e respeitadas entidades que é o Caboclo. Conheça agora (abaixo em leia mais) uma Relação de nomes de Caboclos que baixam nas cabeças dos médiuns ou cavalo. • Caboclo Nuvem Branca...
Caboclo Sete Folhas Verdes
• Caboclo Sete Folhas da Mata Virgem • Caboclo Sete Montanhas
• Cabocla Araci • Cabocla Brava Cabocla
• Cabocla Diana da Mata • Cabocla Caçadora
• Cabocla Estrela de Cristal • Cabocla Guaraciara
• Cabocla Indaiá • Cabocla Iracema Flecheira
• Cabocla Itapotira • Cabocla Jacira
• Cabocla Jandira • Cabocla Jandira Flecheira
• Cabocla Jarina • Cabocla Jupiara
• Cabocla Jupira • Caboclo Humaitá
• Cabocla Jurema • Cabocla Jurema do Rio
• Cabocla Mariana • Caboclinha da Mata
• Caboclo Águia azul • Caboclo Águia Branca
• Caboclo Águia da Mata • Cabocla Jurema Flecheira
• Cabocla Juremera • Cabocla Jussara
• Caboclo Aimberê • Caboclo Aimoré Caboclo
• Caboclo Arruda • Caboclo Beira Mar
• Caboclo Boiadeiro • Caboclo Bororó
• Caboclo Arapongas • Caboclo Araraguara
• Caboclo Araribóia • Caboclo Araúna
• Caboclo Arranca Toco • Caboclo Brogotá
• Caboclo Caçador • Caboclo Cobra Coral
• Caboclo Coração da Mata • Caboclo Corisco
• Caboclo Caramuru • Caboclo Carijó
• Caboclo Catumbi • Caboclo Cipó
• Caboclo da Mata • Caboclo do Fogo
• Caboclo do Oriente • Caboclo Flecheiro
• Caboclo Gira Mundo • Caboclo Girassol
• Caboclo Guaraci • Caboclo do Sol
• Caboclo do Vento • Caboclo Estrela
• Caboclo Flecha Dourada • Caboclo Flecha Ligeira
• Caboclo Guarani • Caboclo Jurema da Mata
• Caboclo Jurema do Mar • Caboclo Juremero
• Caboclo Laçador • Caboclo Lage Grande
• Caboclo Lírio Verde • Caboclo Iara
  

CABOCLO - UMBANDA


CABOCLOO Caboclo, na Umbanda, é uma entidade que se apresentam como indígenas e incorporam no Candomblé de Caboclo. Na Umbanda a linha de Caboclo (entidade) e a linha de Preto Velho (entidade), são as únicas fundamentalmente capacitadas, diante seu grau de evolução, apresentar-se como mentores de um médium, ou seja, são as únicas entidades que podem responder diretamente ao (Orixá de Cabeça) de um médium, sem desequilibrar a vida disciplinar dele. O caboclo exerce um papel fundamental no relacionamento da comunidade afro brasileira, pois fala o idioma português, "mesmo com erros grotescos", papel que os orixás só fazem no idioma africano, chamado Yoruba, assim conquistando a popularidade dos crentes, que não entendem ou fala a língua dos orixás.
As entidades denominadas de Caboclos que apresentam-se nos terreiros de Umbanda são espíritos com um grau espiritual muito elevado. Linha refire-se as essências da hierarquia de DEUS, os Sagrados Orixás. Se muito evoluidos diante os ditames de DEUS, em sua prática efetiva da benevolência Divina, podem, inclusive, atuar sob a outorga de mais de um Orixá Essêncial, ou seja, apresentando-se como um Caboclo de Oxóssi, Ogum e Xangô ao mesmo tempo, atuante nas três vibrações ou mais.
.
O Caboclo acessa um Exú, mesmo Exú de Lei, se não acessa é devido seu grau de ascensão espiritual, em todas as linhas de Umbanda, os caboclos são hierarquicamente organizados, existindo chefes de falange e subordinados, são muito espertos e rápidos quando o assunto é doença e para a cura com ervas, pois conhecem profundamente muitos tipos de folha sagrada, sabem para que elas servem e como devem ser usadas, tornando-se uma gira que traz muita bondade, paz, tranquilidade e principalmente amor.

Umbanda – A Cabocla Jurema

Jurema sendo igualmente uma entidade espiritual, uma "cabocla", ou divindade evocada tanto por indígenas, como remanescentes, herdeiros diretos em cerimônias do Catimbó, de cultos afro-brasileiros e mais recentemente na Umbanda.Dentre os estudos da antropologia brasileira, Jurema ocupa um lugar singular. O próprio termo comporta denotações múltiplas, que são associadas em um simbolismo complexo. Além do sentido botânico (1), a palavra Jurema designa ainda pelos menos três outros significados: Preparado  líquido à base de elementos do vegetal, de uso medicinal ou místico, externo e interno, como a bebida sagrada, "vinho da Jurema";cerimônia mágico-religiosa, liderada por pajés, xamãs, curandeiros, rezadeiras, pai de santo, mestras ou mestres juremeiros que preparam e bebem este "vinho" e/ou dão a beber a iniciados ou a clientes;Numa primeira fase da colonização, a resistência dos povos indígenas no Nordeste, não permitiu que a Jurema, enquanto árvore sagrada, fosse conhecida, em seus usos e significados, não sendo assim documentada pelos colonizadores e estrangeiros. Numa segunda fase histórica a Jurema representa um elemento ritual ligado à própria resistência armada dos povos indígenas ou à guerra empreendida contra inimigos inclusive em suas alianças. Ainda nesta fase na qual a Jurema começa a ser documentada, seu significado ainda não é entendido mas seu uso já é motivo de repressão, prisão e morte de índios, (...). Na medida em que avança o rolo compressor da colonização, processo de genocídio ou tentativa de dominação, não só política e econômica como também cultural, aparece uma nova forma de resistência: a Jurema assume um lugar central na religiosidade popular, não só indígena regional - Catimbó.

Diante do componente negro a Jurema garante seu reconhecimento, como entidade (espírito, divindade, cabocla) autóctone, "dona da terra". A Jurema é absorvida pelos cultos afro-brasileiros, tendo surgido inclusive o "Candombles de Caboclo". Nas últimas décadas é no contexto da Umbanda, religião nascente e em pleno processo de sistematização e de expansão nacional, que a Jurema é integrada na cosmologia sagrada, no panteão da religião nacional. Constatamos em vários estados nordestinos as "Linhas da Jurema", dentre as linhagens e filiações religiosas da Umbanda. Nesses últimos anos, e paralelo ao movimento religioso propriamente brasileiro, a Jurema continua como "núcleo duro", segredo, bandeira ou símbolo, para os remanescentes indígenas, em pleno "movimento étnico", num contexto de defesa de seus direitos humanos, de suas áreas de reservas e de sua autonomia e reconhecimento no pluralismo da sociedade e das culturas brasileiras. 

Comida Cigana

Comida Cigana para os dias de festas. (Agrado – Oferenda) Estas comidas são servidas em dias de festa cigana, não são oferendas para ciganos astrais, espíritos, são comidas que nós ciganos degustamos em nossas festas. Agora vejamos como se preparar uma comida para agradar os Ciganos (ciganas). Papo-de-anjo cigano Ingredientes Meio cálice de vinho do Porto(ou similar) 1 ovo inteiro Mais 12 gemas 3 xícaras de água Manteiga para untar as.

Comida Cigana para os dias de festas. (AgradoOferenda)

Estas comidas são servidas em dias de festa cigana, não são oferendas para ciganos astrais, espíritos, são comidas que nós ciganos degustamos em nossas festas. Agora vejamos como se preparar uma comida para agradar os Ciganos (ciganas).
Papo-de-anjo cigano
Ingredientes
  • Meio cálice de vinho do Porto(ou similar)
  • 1 ovo inteiro
  • Mais 12 gemas
  • 3 xícaras de água
  • Manteiga para untar as forminhas
  • 800 gramas de açúcar
  • 8 cravos-da-índia
  • Canela em pau
Modo de Preparar uma Comida (oferenda, Agrado)
Bata o ovo com as 12 gemas muito bem batido. Unte as forminhas de empada, despeje nela o ovo batido e coloque pra assar. Prepare uma calda com o açúcar e a água. deixe essa calda no fogo, em uma panela funda, até dar ponto, enquanto os doces assam.
Depois de prontos, retire os papos-de-anjo das forminhas. Coloque na calda o vinho do Porto. mantenha-a fervendo no fogo e vá jogando, um a um, os papos-de-anjo dentro dela, para que cozinhem mais um pouco. Depois de retirar todos os doces da panela, acrescente na calda o cravo-da-índia e a canela em pau, deixando ferver mais um pouco. Coe a calda em uma peneira, leve-a de volta ao fogo e jogue dentro os papos-de-anjo por mais uns 5 minutos. Deixe esfriar e coloque numa compoteira.

A Cartomancia e o BARALHO CIGANO

BARALHO CIGANO A Cartomancia (Baralho Cigano), é método adivinhatório tido como um dos costumes ciganos mais conhecidos, afinal muitas pessoas recorrem a este povo para saber o passado, presente e futuro pelas cartas. De acordo com a tradição, o Baralho Cigano só poderá ser lido por mulheres, pois trazem em seu interior a energia da lua (o oculto), tendo a luz da vidência , o dom do sentir, pressentir e interpretar. Para a  metodologia de leitura das cartas, as ciganas utilizam.

A Cartomancia (Baralho Cigano), é método adivinhatório tido como um dos costumes ciganos mais conhecidos, afinal muitas pessoas recorrem a este povo para saber o passado, presente e futuro pelas cartas. De acordo com a tradição, o Baralho Cigano só poderá ser lido por mulheres, pois trazem em seu interior a energia da lua (o oculto), tendo a luz da vidência , o dom do sentir, pressentir e interpretar.
Para a  metodologia de leitura das cartas, as ciganas utilizam um baralho Convencional (comum), desses que são utilizados para os para jogos de azar, retirando o curinga e as cartas que vão do dois ao cinco, restando 36 cartas que são utilizadas para a leitura.
Os Povos Ciganos associam-se à essas cartas algumas figuras do seu simbolismo esotérico, cujo significado explicaremos sobre o baralho cigano e  veremos mais adiante. 
As  e as figuras acontece de forma natural para os Ciganos, porém para os não-ciganos torna-se um tanto difícil fazer essa associação, felizmente existe no mercado versões do baralho com as figuras impressas o que facilita muito o aprendizado e sua interpretação.

Conheça a Santa do Povo Cigano
SANTA SARAH  Protetora Do Povo Cigano
O mistério envolve o povo cigano como o ar que ele respira. Da Lua Cheia, retira a magia; da dança e da música, toda a alegria; da natureza, a força e a energia. E para Santa Sarah, ele volta sua fé, seus pedidos e seus agradecimentos.
Saiba tudo sobre essa santa, as muitas lendas em torno da sua vida, do seu poder e uma oração para invoca-la, antes de ler as cartas e também nos momentos difíceis.
O inicio de sua Adoração 
Conhecendo  um pouco do mistério que acompanha a Santa Sarah e descobrir porque ela é tão respeitada venerada pelos ciganos, é preciso voltar ao tempo, na Idade Média, particularmente na Europa.
A religiosidade faz parte da vida dos ciganos, desde o nascimento até a morte, e para poderem cultuar seus santos sem serem vítimas dos preconceitos dos não-ciganos é que eles costumavam se converter à religião dominante do local em que se estabeleciam. Então, os grupos que foram para a Europa se declararam católicos e se ligaram a Santa Sarah que tinha origens misteriosas e a pele morena, como eles.
História Ou Lenda de SANTA SARAH ?
Dessa aura de mistério que pairava na imagem de sarah surgiram várias versões para o seu aparecimento. Ela é considerada uma santa católica, mas não passou pelos processos de canonização desta igreja. Também se liga a uma forte tradição européia medieval, o culto às virgens negras. Muitas santidades femininas, representadas por estátuas negras, foram adoradas durante toda a Idade Média. E muitos católicos transformavam as igrejas em santuários de peregrinação.
Uma das lendas diz que sara era uma escrava egípcia de uma das três Marias, Madalena, Jacobé ou Salomé; e junto com José de Arimatéia, Trófimo e Lázaro foi colocada, pelos judeus, em uma barca sem remos e alimentos. Talvez por um milagre, ou por obra do destino, eles chegaram a salvo a uma praia próxima a Saintes Maries de La Mer, em Camargue , região do sul da França.
Outra versão conta que Sarah era moradora de Camargue e teve piedade das Marias, resolvendo ajuda-las. Também dizem que ela era uma rainha das terras de Camargue ou uma sacerdotisa do antigo culto celta ao deus Mitra.
Uma das explicações para estas lendas é que em Camargue existiram várias colônias de antigas civilizações, como a egípcia , a cretense, a fenícia e a grega. Por isso, muitos poetas e menestréis contaram a lenda de Sarah, de acordo com o que ouviram de seu povo, e assim, o mito em torno dessa poderosa santa foi difundido pelo mundo e ela continua, até hoje, a ser adorada entre as comunidades ciganas.
ORAÇÃO À SANTA SARAH
" Estrela azul de D'arma, pelos sagrados símbolos do triângulo e da cruz, eu ( diga seu nome ), nascido(a) no dia ( data de seu nascimento ), regido(a) e protegido(a) por ( planeta regente e anjo da guarda ), peço ao Povo Cigano, ( mentalizar a energia que o(a) acompanha, apenas o cigano ou cigana ), que traga para mim ( pedidos em número impar ), em nome de Santa Sarah e do Mestre dos mestres, Jesus o Cristo.
Que assim seja para todo o sempre."
Amem.
SUNTÔ MARIÔNÊ ( Ave Maria Cigana )
"Suntô Mariônê, pérdô san andô svêtô ô Del tu sai.
Uusi san angla sá e juvliá uusôi ô fruktô kai arakádilas tutar Jesus.
Suntô Mariônê Del leski dei rudissar paala amarrê becerra akaanak ai kana méérassa.
Amém"
ROMANÊS O IDIOMA DO POVO CIGANO
CONHEÇA AQUI A AGENDA CIGANA:
As datas mais importantes para os ciganos são:
•  NATAL
•  PÁSCOA
•  DIA DE SANTA SARA, 24 de maio
•  SEMANA SANTA
•  DIA DO CIGANO, 12 de outubro
CONHEÇA COMO OS CIGANOS SÃO CONHECIDOS PELO MUNDO
GITANOS: na Espanha
GYPSIES: na Inglaterra
BOÊMIOS: na Alemanha
ZÍNGAROS: na Itália
ROM: na Europa Oriental.


Aprendendo a Jogar Baralho cigano parte 1

Aprendendo a jogar baralho ciganho parte 1 de 3 e conhecendo: O SIMBOLISMO DAS CARTAS no Baralho cigano: A cartomancia deve se ter uma concetração acentuada para não errar na interpretação das saídas das cartas que ocorrem no jogo do baralho cigano: 1 - O MENSAGEIRO - NOVE DE COPAS SIMBOLOGIA DA CARTA O MENSAGEIRO - Esta figura significa o homem em ação, em busca da sabedoria, da autoconfiança e do conhecimento interior. Também é a criatividade presente no ser humano. Representa as ações,A capacidade de mudar o rumo das coisas.
MENSAGEM DA CARTA O MENSAGEIRO  - Alcançará seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte está ameaçada.

2 - O TREVO - SEIS DE OUROS
SIMBOLOGIA DA CARTA O TREVO- Este arcano é representado por um trevo de quatro folhas. Significam os tropeços da vida, as desorientações, mas que não trazem muitas preocupações, porque são problemas passageiros, de fácil solução.
MENSAGEM DA CARTA O TREVO - As dificuldades serão passageiras, se acreditar que possui a força infinita da sabedoria.
3 - O NAVIO - DEZ DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA O NAVIO- É representado pela figura de um navio em águas revoltas. Estas águas significam a segurança na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importância de todos os sentimentos.
MENSAGEM DA CARTA O NAVIO - Mudanças positivas em todos os aspectos: físico, espiritual e material. Se vier perto da carta que significa você, é sinal de viagem breve.
4 - A CASA - REI DE COPAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A CASA- É representada pela figura de uma casa que mostra seu próprio lar e todos que dele participam. Indica a confiança, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Também significa o equilíbrio cósmico.
MENSAGEM DA CARTA A CASA - Quando estiver localizada abaixo do que designa você, é melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrário, terá sorte.
5 - A ÁRVORE - SETE DE COPAS
SIMBOLOGIA - Tal como o elemento que representa, esta lâmina demonstra a fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e também a força da vitalidade que existe em cada um.
MENSAGEM - Quando esta carta aparece longe de que indica você, é sinal de boa saúde. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.
6 - AS NUVENS - REI DE PAUS SIMBOLOGIA DA CARTA AS NUVENS- É simbolizada por um céu cinzento e assustador. Significa a instabilidade emocional, sensação de incapacidade em resolver os problemas. Também é sinal de mudanças lentas, tristeza.
MENSAGEM DA CARTA AS NUVENS - As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiros.
7 - A SERPENTE - DAMA DE PAUS
SIMBOLOGIA DA CARTA A SERPENTE- Nesta carta, aparece a figura de uma serpente venenosa. Esta lâmina que tem muita carga negativa, significa que traições e forças externas ocultas estão agindo em seu campo astral.
MENSAGEM DA CARTA A SERPENTE- Se este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal que poderá passar por alguns riscos como traições.
8 - O CAIXÃO - NOVE DE OUROS
SIMBOLOGIA DA CARTA O CAIXÃO- É simbolizada pela figura de um caixão de defunto que representa momentos de ruptura. Por outro lado, refere-se às forças ocultas do inconsciente que podem levar à destruição, mas também a evolução.
MENSAGEM DA CARTA O CAIXÃO - Se estiver afastado da figura que representa você, é sinal de mudanças benéficas. O contrário, significa acontecimentos ruins.
9 - AS FLORES - DAMA DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA AS FLORES- As flores simbolizam a felicidade, alegria e beleza, a fraternidade e a união das pessoas. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonhos.
MENSAGEM DA CARTA AS FLORES - Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. É um arcano ligado à alegria, realização em todos os setores da vida.
10 - A FOICE - VALETE DE OUROS
SIMBOLOGIA DA CARTA A FOICE- Uma foice ceifando o trigo representa a destruição do tempo, a morte. É a perda dolorosa no momento certo, o perigo, a transformação e o desprendimento.
MENSAGEM DA CARTA A FOICE - Esta lâmina traz perigo de ruptura e separação. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica a possibilidade, uma nova chance que surge.
11 - O AÇOITE  - VALETE DE PAUS SIMBOLOGIADA CARTA O AÇOITE  - Tem o símbolo de um grande chicote que representa a força, o poder mental. Também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em família.
MENSAGEM DA CARTA O AÇOITE   - De acordo com a situação, este arcano representa o uso abusivo da força, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessário da sabedoria e da intuição

Aprendendo a Jogar Baralho Cigano parte 2

Aprendendo a jogar baralho ciganho: A Cartomancia e seu sitema adivinhatório. Está é a parte 2 de 3. Conhecendo: O SIMBOLISMO DAS CARTAS no Baralho cigano: A cartomancia deve se ter uma concetração acentuada para não errar na interpretação das saídas das cartas que ocorrem no jogo do baralho cigano: 12 - OS PÁSSAROS - SETE DE OUROS SIMBOLOGIA DA CARTA OS PÁSSAROS - A imagem de um casal de pássaros juntinhos num galho de árvore representa o amor. Indica uma vida sentimental feliz. Este arcano quando aparece perto da carta A SERPENTE tem toda sua negatividade neutralizada.
MENSAGEM DA CARTA OS PÁSSAROS – Indica respeito pelo par. Também é um aviso para não sufocar o companheiro de ciúme.

13 - A CRIANÇA - VALETE DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A CRIANÇA- É a figura de uma criança inocente que representa a alegria, a própria inocência, a naturalidade e a espontaneidade ainda presente no coração das pessoas.
MENSAGEM DA CARTA A CRIANÇA - Esta carta traz um conselho: você deve ficar bastante atenta com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas ações podem magoá-lo(a) profundamente.
14 - A RAPOSA - NOVE DE PAUS
SIMBOLOGIA DA CARTA A RAPOSA- Uma raposa esperando sua caça é o que traz este arcano. Com esta figura, ele simboliza as armadilhas da vida, as traições, a deslealdade e a salvação pela astúcia.
MENSAGEM DA CARTA A RAPOSA - Se aparecer perto da que representa você, é porque é muito invejado(a). Já se aparecer longe, é sinal de que está se prejudicando com sua inveja e cobiça.
15 - O URSO - DEZ DE PAUS
SIMBOLOGIA DA CARTA O URSO- Nesta carta, aparece a figura ameaçadora de um grande urso. Ela representa a falsidade dos amigos. Também mostra a inveja de pessoas próximas e queridas.
MENSAGEM DA CARTA O URSO- Você deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como inveja, a cobiça podem interferir nas energias do seu campo astral.
16 - AS ESTRELAS - SEIS DE COPAS
SIMBOLOGIA DA CARTA AS ESTRELAS- Esta grande estrela cintilante é o símbolo de sua força espiritual e da sua intuição, energias que devem vir à tona nos momentos difíceis de sua jornada.
MENSAGEM DA CARTA AS ESTRELAS - É um sinal para que tenha fé em suas intuições. Quando o arcano As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.
17 - A CEGONHA - DAMA DE COPAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A CEGONHA- Nesta carta, aparece uma cegonha levando um galho no bico. Este arcano representa novidades, em muitos setores de sua vida.
MENSAGEM DA CARTA A CEGONHA- Simboliza o início de um novo ciclo em sua vida. Este arcano também indica que seus caminhos estão abertos a novas experiências e a prósperos empreendimentos principalmente no campo pessoal.
18 - O CÃO - DEZ DE COPAS SIMBOLOGIA DA CARTA O CÃO- É representada por um cão em posição de guarda. Esta carta simboliza a amizade leal, sincera, a força, o apoio e o carinho das pessoas amigas.
MENSAGEM DA CARTA O CÃO - Significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. É sinal para ficar alerta se a carta As nuvens estiver por perto. Ela indica desequilíbrio na vida amorosa.
19 - A TORRE - SEIS DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A TORRE- Esta torre alta e com aspecto sóbrio representa o "eu" verdadeiro. Também mostra que você passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento.
MENSAGEM DA CARTA A TORRE - Este arcano mostra a você que as respostas que tanto espera estão dentro de você mesmo(a). É só procurar as soluções que deseja em seu interior.
20 - O JARDIM - OITO DE ESPADAS SIMBOLOGIA DA CARTA O JARDIM- Esta carta é representada pela paisagem de um jardim bastante fértil e pacífico, envolvido por uma aura de energia.
MENSAGEM DA CARTA O JARDIM - O Jardim é um arcano que traz um conselho a você; é hora de colher tudo o que plantou, pois o momento é de paz. Aproveite a tranqüilidade para refletir sobre todas as suas ações.
21 - A MONTANHA - OITO DE PAUS SIMBOLOGIA DA CARTA A MONTANHA- Representada por uma montanha rochosa, esta carta simboliza a força, o equilíbrio, a perseverança, a justiça e também é o alerta para o perigo próximo.
MENSAGEM DA CARTA A MONTANHA - Se aparecer perto da carta que representa você, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, é sinal de perda do que já foi conquistado em sua vida.
22 - OS CAMINHOS - DAMA DE OUROS
SIMBOLOGIA DA CARTA OS CAMINHOS- É representada pela paisagem de uma de uma estrada larga, comprida e sem qualquer obstáculo. Esta carta mostra que seus caminhos estão abertos e que poderá existir uma saída para todos os problemas que surgirem.
MENSAGEM  DA CARTA OS CAMINHOS- Você está no rumo certo e realizará os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.
23 - O RATO - SETE DE PAUS
SIMBOLOGIA DA CARTA O RATO- Um grande rato comendo um pedaço de queijo indica que algo importante de sua vida está sendo roubado. Você precisa de proteção na saúde e no setor material.
MENSAGEM DA CARTA O RATO- Há a possibilidade de contrair doenças sem gravidade. Se a carta As Estrelas aparecer próxima a esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.


Aprendendo a Jogar Baralho Cigano parte 3

Aprenda a jogar baralho ciganho.  Está é a parte 3 de 3 e conhecendo: O SIMBOLISMO DAS CARTAS no Baralho cigano: A cartomancia deve se ter uma concetração acentuada para não errar na interpretação das saídas das cartas que ocorrem no jogo do baralho cigano:    24 - O CORAÇÃO - VALETE DE COPAS SIMBOLOGIA DA CARTA O CORAÇÃO- É representada pela figura de um grande coração e simboliza o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente  neste momento de sua vida.
MENSAGEM DA CARTA O CORAÇÃO- Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxílio.

25 - A ALIANÇA - ÁS DE PAUS
SIMBOLOGIA DA CARTA A ALIANÇA- Este arcano traz a figura de um par de alianças de ouro entrelaçadas e simboliza uma união duradoura ou mesmo a possibilidade de um relacionamento amoroso firme.
MENSAGEM DA CARTA A ALIANÇA–Se aparecer ao lado direito da carta que representa você, é sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento conjugal.
26 - O LIVRO - DEZ DE OUROS SIMBOLOGIA DA CARTA O LIVRO- Traz a figura de uma pilha de livros sobre uma escrivaninha. Esta carta simboliza a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura.
MENSAGEM DA CARTA O LIVRO - Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido(a) será um sucesso absoluto. Por isso, o momento é ideal para se testar. Não tenha medo de colocar a sua capacidade e a sua felicidade à prova.
27 - A CARTA - SETE DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A CARTA- É representada pela figura de um envelope. Indica comunicação, informação e também é um aviso para guardar seus segredos.
MENSAGEM DA CARTA A CARTA - Se este arcano vier seguido da carta Os Ventos, é sinal de notícias boas. Mas se esta carta estiver perto da que representa você, é sinal que as notícias poderão causar sofrimento.
28 - O CIGANO - ÁS DE COPAS
SIMBOLOGIA DA CARTA O CIGANO- Traz a figura de um cigano forte e bonito, destemido, empunhando uma espada, que corta os males e protege a pessoa que o procura. Simboliza o homem ideal e honesto para as mulheres.
MENSAGEM DA CARTA O CIGANO- Este arcano é você, se quem consulta é homem. Também representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.
29 - A CIGANA - ÁS DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA A CIGANA- É representada pela figura de uma cigana jovem, bonita e cheia de vida. Ela olha para as cartas como quem consegue desvendar o futuro. Este arcano representa a amada para os homens.
MENSAGEM DA CARTA A CIGANA- Se quem consulta é uma mulher, esta carta representa você e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.
30 - OS LÍRIOS - REI DE ESPADAS
SIMBOLOGIA DA CARTA OS LÍRIOS- É a figura que significa paz interior, harmonia, enfim, uma vida feliz.
MENSAGEM DA CARTA OS LÍRIOS- Se esta carta aparecer perto do arcano que representa você, é sinal que é uma pessoa honesta. Caso apareça abaixo deste arcano é porque você tem caráter duvidoso. Se a carta As Nuvens vier perto deste arcano, é sinal de grande sofrimento em família.
31 - O SOL - ÁS DE OUROS
SIMBOLOGIA DA CARTA O SOL- A imagem da paisagem de um sol ardente significa a plenitude da vida, a energia e o positivismo. Esta é uma carta alto-astral.
MENSAGEMDA CARTA O SOL - Quando este arcano estiver perto da carta que representa você, é sinal de fortuna e saúde. Se aparecer longe, indica sentimentos como desânimo, fraqueza e tristeza diante dos obstáculos.
32 - A LUA - OITO DE COPAS SIMBOLOGIA DA CARTA A LUA- É representada pela figura de uma Lua Crescente e tem como significado a inconstância, a dúvida, os elementos ocultos.
MENSAGEMDA CARTA A LUA - Quando esta carta estiver ao lado direito da que representa você, é sinal de que terá reconhecimento por tudo o que faz. Se tiver do esquerdo, indica que passará por momentos de aflição.
33 - A CHAVE - OITO DE OUROS SIMBOLOGIA DA CARTA A CHAVE- A figura chave que aparece neste arcano representa o sucesso, é a chave que abre as portas para os dias melhores que estão chegando.
MENSAGEMDA CARTA A CHAVE - Quando este arcano aparece próximo a carta que indica você, é sinal de que momentos de realização o(a) aguardam. Se aparecer longe, indica obstáculos e que seus caminhos poderão estar fechados.
34 - OS PEIXES - REI DE OUROS SIMBOLOGIADA CARTA OS PEIXES- Peixes nadando próximos a uma arca cheia de tesouros simbolizam bens materiais, negócios e também é sinal de lucros que vão aparecer na sua vida.
MENSAGEM CARTA OS PEIXES – Perto de sua carta indica sucesso e bons negócios. Longe, é exatamente o contrário, indica crise financeira em seus empreendimentos futuros.
35 - A ÂNCORA - NOVE DE ESPADAS
SIMBOLOGIA CARTA A ÂNCORA- Mostra uma grande âncora no fundo do mar e representa segurança material e financeira.
MENSAGEM CARTA A ÂNCORA- Para os negócios, segurança e estabilidade. Para o amor, depende da localização da carta: perto da que indica você, é sinal de um relacionamento sólido. Longe, quer dizer que este amor poderá passar por períodos de inconstância.
36 - A CRUZ – SEIS DE PAUS SIMBOLOGIA CARTA A CRUZ- É representada por uma grande cruz e simboliza a vitória em todos os sentidos, não importando os obstáculos que estejam em seu caminho. A cruz é poder.
MENSAGEM CARTA A CRUZ- Perto da carta que representa você, é sinal de vitória e proteção em todos os setores; longe, indica que energias negativas estão tentando influenciar sua vida.


Pontos Exus Pomba Gira – Parte 1 Umbanda

Todos os Pontos Cantados para Exú e Pomba Gira é a continuação da saga aprendendo a cantar para as entidades, sendo esse a primeira parte a Exus e Pomba Giras cantado tanto na Umbanda quanto no Candomblé são mais de 500 pontos com os mais diversos tipos de Exús (pelo menos são todos os nomes que eu conheço de Exús) para não se perder no contexto das cantigas para Exús acompanhe-se o site que você irá ser avisado por email quando eu publicar a segunda parte, pois são muitos Pontos de Umbanda (Exús  e Pomba Gira). Estarei publicando no final do artigo links que para você ouvir Pontos de Umbanda, Exú, Caboclo, Boiadeiro,a Rádio espírita com diversos toques de Umbanda e Candomblé junto com as outras postagens dos Pontos de Caboclos.

“O download não posso fornecer pois os direitos autorais iriam acabar com o site, mas sempre que puder estarei publicando  para você escutar Pontos em Geral”



Aprenda agora todos os Pontos de Exús e Pomba Giras Cantandos Na Umbanda e no Candomblé
Ponto a Exú JOÃO CAVEIRA
Moço, vou lhe apresentar,
Vou lhe apresentar,
Um espírito de luz,
Para lhe ajudar,
Oi moço! (bis)
Ele é João Caveira,
Ele é filho de Omulú,
Quem quiser falar com ele,
Alubandê Exu. (bis)

Exú CAVEIRA

Portão de ferro,
Cadeado de madeira,
No portão do cemitério,
Quem manda é o Exu Caveira.


Exú SETE DAS ALMAS
Seu Sete,
Meu amigo de alma,
Seu Sete,
Meu irmão quimbandeiro,
Girar, todo mundo gira,
O seu Sete é,
Da Coroa de Oxalá, lará... laiá...
Girar, todo mundo gira,
O seu Sete é,
Da Coroa de Oxalá.
Oi seu Sete!... (bis)

Exús SETE DAS ALMAS
Você botou o meu nome,
Na boca de um bode,
Mas eu sou filho do seu Sete,
Comigo ninguém pode.
Você botou,
Você mesmo vai tirar,
É uma ordem do seu Sete,
Você tem que respeitar. (bis)

EXU É REI

Sete facas de ponta,
Em cima de uma mesa,
Sete velas acesas,
Lá na encruzilhada,
Exu é Rei,
Alubandê Exu,
Exu é Rei,
Alubandê Exu,
Exu é Rei,
Lá nas Sete Encruzilhadas.


EXU É CURADOR

Estava na encruza curiando,
Quando a banda lhe chamou.(bis)
Exu no terreiro é rei,
Na encruza ele é doutor.(bis)
Exu pega demanda,
Exu é curador.(bis)


LINHA DE EXÚ E POMBA GIRA

LINHA DAS ALMAS (Ponto Exú das Alma)
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Só porque,
Eu adorei as almas,
Mas eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Eu adorei,
Eu adorei as almas,
Só porque,
Eu adorei as almas. (bis)


DESTRANCA RUA (Ponto de Tranca Ruas)

Destranca Rua,
Destranca os meus caminhos,
Que foi trancado,
Pelo Povo Pequenino.(bis)
Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua.(bis)
Exu Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua. (bis)
Mas eu não saio na rua,
Mas eu não saio na rua,
Sem cumprimentar,
O meu Bará da Rua. (bis)
Bará da Rua,
Bará o Exu,
Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua.
Exu Bará da Rua,
Saravá Destranca Rua. (bis)

PONTO DE TRANCA RUAS
O sino da igrejinha,
Faz belém, blém... blóm... (bis)
Deu meia-noite, o galo já cantou,
Seu Tranca-Ruas que é o dono da gira,
Oi corre gira que Ogum mandou. (bis)
Seu Tranca-Ruas que é o dono da gira,
Segura a gira que Ogum mandou. (bis)


PONTO PARA EXÚ VELUDO
Exu da meia-noite,
Exu da Encruzilhada,
No terreiro de umbanda,
Sem Exu não se faz nada.
Comigo ninguém pode,
Mas eu posso com tudo,
Na minha encruzilhada,
Eu sou Exu Veludo. (bis)


EXÚ GIRA-MUNDO

Comigo ninguém pode,
Mas eu posso com tudo,
Na minha encruzilhada,
Eu me chamo Gira-Mundo. (bis)


EXU DO LÔDO
Exu pequenininho,
Dele não faça pouco,
Olha lá que ele é Exu,
Ele é o Exu do Lodo.(bis)
Oi Exu do Lodo,
Você não é brincadeira,
Exu do Lodo,
Você mora na ladeira,
A capa p’ra Exu,
Que eu mandei fazer,
Não era p'ra Exu,
É p'ra Bará Lodê.
Oi a capa p'ra Exu,
Que eu mandei fazer,
Oi não era p'ra Exu,
É p'ra Bará Lodê. (bis)

PONTO PARA ZÉ PELINTRA
Eu encontrei,
Zé Pelintra na estrada,
Chorava pelo amor de sua amada,
Ele chorava, por uma mulher,
Chorava por uma mulher,
Oi chorava por uma mulher,
Que não lhe amava. (bis)

AQUELA CASA DE POMBO
Aquela casa de pombo,
Aquela casa de pombo,

 
PONTOS LINHA DE EXÚ E POMBA GIRA

Só dá pra dois morar...
Aquela casa de pombo,
Aquela casa de pombo,
É do meu povo girar...
Eu e você!...
Você e eu!...(bs)
Se eu te magoei!...
Foi sem querer!...(bis)

EXUS TRANCA RUAS DAS ALMAS
Vocês estão vendo esse moço,
Que no cruzeiro está,
Mas preste bastante atenção,
Quando por ele passar,
Oi reze uma grande homenagem,
Com todo o respeito que há,
Pois ele é o Exu Tranca Ruas,
Filho das Almas também,
Cuidado gente,
Não vão se enganar,
Pois os nossos caminhos,
Ele poderá trancar. (bis)
PONTO PARA EXU TIRIRI LANÃ
Exu Tiriri Lanã,
Lanã cadê o Tiriri,
Mas ele veio de Aruanda,
Pra salvar filhos de Umbanda,
Exu Tiriri Lanã. (bis)
Oi já bateu a meia-noite,
Quero ver quem vem aí...(bis)
Vamos firmar nossa corrente,
Que aí vem seu Tiriri. (bis)
Baila que baila na porteira,
Ele bateu a meia-noite. (bis)
Bebe marafo que nem água,
Quem é que vai dizer,
Que o Tiriri não bebeu nada.(bis)

ENÁ ENA É MO JUBA

Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não posou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Encruza quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tranca Rua quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Exu Veludo quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tiriri foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Arranca Toco quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Tranca Gira quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Omulú foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Xapanã foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Sete Caveiras quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Exu Rei foi quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Gira Mundo quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Destranca Rua quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria Padilha quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria Molambo quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Maria das Almas quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Capas quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Capa Preta quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Exu do Lodo quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)
Soltaram o pombo lá na mata,
Mas na pedreira não pousou,
Foi pousar na encruzilhada,
Tatá Caveira quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
Seu Sete Covas quem mandou,
Foi pousar na encruzilhada,
O Boiadeiro quem mandou.
Ena ena é mo jubá, ê...
É mo jubá, (bis)


MEUS AMIGOS

Seu Marabô, Tiriri,
Seu Tranca Ruas,
Eu venho pra encruzilhada,
Pedir um ajuda sua. (bis)
Seu Sete Capas, meu Exu,
Meu defensor,
Zé Pelintra na encruza,
Eu sei que tu é doutor.
Maria Padilha,
Rainha do Candomblé,
Venha me agora valer,
Eu preciso da você.
Quiseram pôr fogo no meu barracão,
Esqueceram que eu também,
Tenho Exu e coração. (bis)
Grito bem alto,
Meus amigos da encruza,
Sei que vão me defender,
Com vocês ninguém abusa.(bis)

POVO DO MAR
Pescador!... Pescador!... Cuidado!...
Cuidado com as ondas do mar.
Hoje é dia de lua nova,
Dia do Povo do Mar...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
Se fez prece a Mãe Sereia,
Dandalunda vai te ajudar,
Pescador de lua nova,
Cuidado, olha o Povo do Mar...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
Pescador faz oferendas,
Mamãe Cinda vem buscar,
E na praia Ela chega,
Traz presentes de Iemanjá...
Arerê, vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando Arerê,
Vem chegando Ererê,
Vem chegando A ...(bis)
SAUDAÇÃO A EXU REI
Exu Rei é exu formoso,
Da Coroa de Oxalá. (bis)
Ele não perde viagem,
Quando vem pra demandar. (bis)
Exu Rei é exu sério,
Que não gosta de brincar,
Quando baixa no terreiro,
Vem disposto a trabalhar. (bis)
Sarava seu Exu Rei,
Salve a Coroa de Oxalá. (bis)

PONTO GERAL DE SUBIDA

É hora, é hora,
É hora no calendá é hora,
É hora é hora...
É hora, é hora,
É hora meu bom Exu já vai embora. (bis)

LAMENTO A TRANCA-RUAS
Oi que lindo luar,
Oh ! luar,
Oh ! luar,
Mas ele é dono da rua,
Oh ! luar,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas !
E pelo sangue derramado,
Oh ! luar,
Em cima de uma catacumba,
Oh ! luar,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas!
Mas ele é filho do sol,
E também é neto da lua,
Quem cometeu os seus pecados,
Peça perdão ao Tranca-Ruas!

EXU GANGA (Musica)

Eu fui no mato, Ganga,
Colher cipó, Ganga,
Eu vi um bicho, Ganga,
Com um olho só, Ganga...
Exu Ganga, Exu Ganga é Marabô,
Exu Ganga, Exu Ganga é Marabô (bis)

 

Trabalho - Oferenda - Comida - Presente a Pomba Gira Maria Padilha


Atendendo alguns pedidos pessoais, hoje irei publicar como se fazer um trabalho da Pomba Gira Maria Padilha (oferenda, agrado, obrigação, ebó, adimu) "não serve pra Amarração". Muitos fiéis me perguntam, como é que eu posso Agradar uma Pomba Gira? Que comida Maria Padilha gosta? Que trabalho eu posso fazer para minha Pomba Gira? Como é que eu Faço a oferenda para Exú mulher (Pomba Giras)? Também me perguntam muito sobre o que se falar na hora que arriar o trabalho para Maria Padilha?
Pensando em sanar todas as dúvidas do Ebó (oferenda) resolvi pesquisar e encontrei uma pequena Oração (saudação) para Pomba Gira Maria Padilha. (que está no final do texto). Também é muito comum quando se vai fazer algum tipo de trabalho em forma de Oferecer uma comida, obrigação (para alguns um despacho), um Agrado, ou até mesmo como custumo dizer um presente a Pomba Gira Maria. Eu custumo separar certas obrigações para cada tipo de Exú (Pombo Gira), mas para responder outra pergunta que fica no ar: Eu posso oferecer (arriar) esse trabalho para outra entidade?
Resp: Sim, eu irei relacionar abaixo algumas das entidades as quais já ofereci e obtive sucesso no processo:
Maria padilha almas, Maria padilha da encruzilhada, maria padilha das encruzilhadas, maria padilha 7 encruzilhadas, Maria Padilha das 7 encruzilhadas


Obrigação a Maria Padilha para Abertura de Caminhos
Um padê com Camarão salgado e cebola ralada com azeite-de-dendê. Rodelas de cebola, rodelas de tomate. Um bife passado no azeite-de-dendê, cigarros ou cigarrilhas. Treês velas, fósforos, azeitonas pretas, sete rosas vermelhas. Uma Garrafa de Cidra
Com o se fazer:
Coloque o Padê no alguidar e vá arrumando tudo (enfeitando da melhor maneira) em cima do padê, acenda as velas na frente do trabalho, estore a cidra, reze a Oração a Pomba Gira, e faça seus pedidos a Pomba Gira Maria Padilha ou a uma das Pomba Giras que citei acima.
Fazer o pedido e colocar tudo na encruzilhada.
ORAÇÃO PARA MARIA PADILHA
Salve nossa Rainha da noite, Salve nossa tão gloriosa Maria Padilha.
São 12 horas em ponto e o sino já bateu. Sei que nesta hora, pela força do vento a poeira vai subir, e com ela também subirá todo o mal que estiver no meu corpo, no meu caminho e na minha casa. Tudo se afastará da minha vida. É com a força e Axé de Maria Padilha que meus caminhos, a partir deste momento em que os ponteiros se separam, estarão livres de todos os males materiais e espirituais, pois a luz que clareia o caminho de Maria Padilha também há-de clarear s meus caminhos, para isto estarei sempre de posse desta oração.


E claro que não iria esquecer de colocar os Pontos da Pomba Gira Maria Padilha.


Ze Pilintra no Catimbo- Nome de Malandros

 


Pilintra no Catimbó No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife (na religião que conhecemos como Catimbó), ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pelintra, tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor, é curador, é Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé. O reino espiritual chamado “Jurema”, é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade. Tanto pode vir na direita ou na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda. No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado, fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que o abraçam e o chamam de padrinho.
Nomes de Alguns Malandros e Malandras: Escute aqui os Pontos de Zé Pilintra e Pontos pra Malandro
Zé Pilintra

Zé Malandro
Zé do Coco
Zé da Luz
Zé de Légua
Zé Moreno
Zé Pereira
Zé Pretinho
Malandrinho
Camisa Listrada
7 Navalhadas
Maria do Cais
Maria Navalha.

A historia dos Malandros – Malandrinhos - Lenda

A história dos malandros (ou Malandrinhos) têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...). Isso quer dizer que em vários lugares de culturas e características regionais completamente diferentes, sempre haverá um malandro. O malandro de Pernambuco, dança côco, xaxado, passa a noite inteira no forró; no Rio de Janeiro ele vive na Lapa gosta de samba e passa suas noites na gafieira. Atitudes regionais bem diferentes, mas que marcam exatamente a figura do malandro.No Rio de Janeiro aproximou-se do arquétipo do antigo malandro da Lapa, contado em histórias, músicas e peças de teatro. Alguns quando se manifestam se vestem a caráter. Terno e gravata brancos. Mas a maioria, gosta mesmo é de roupas leves, camisas de seda, e justificam o gosto lembrando que: “a seda, a navalha não corta”. Navalha esta que levavam no bolso, e quando brigavam, jogavam capoeira (rabos-de-arraia, pernadas), às vezes arrancavam os sapatos e prendiam a navalha entre os dedos do pé, visando atingir o inimigo. Bebem de tudo, da Cachaça ao Whisky, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto. São cordiais, alegres, dançam a maior parte do tempo quando se apresentam, usam chapéus ao estilo Panamá.Podem se envolver com qualquer tipo de assunto e têm capacidade espiritual bastante elevada para resolvê-los, podem curar, desamarrar, desmanchar, como podem proteger e abrir caminhos. Têm sempre grandes amigos entre os que os vão visitar em suas sessões ou festas.

Existem também as manifestações femininas da malandragem, Maria Navalha é um bom exemplo. Manifesta-se como características semelhantes aos malandros, dança, samba, bebe e fuma da mesma maneira. Apesar do aspecto, demonstram sempre muita feminilidade, são vaidosas, gostam de presentes bonitos, de flores principalmente vermelhas e vestem-se sempre muito bem.
Ainda que tratado muitas vezes como Exu, os Malandros não são Exus. Essa idéia existe porque quando não são homenageados em festas ou sessões particulares, manifestam-se tranqüilamente nas sessões de Exu e parecem um deles. Os Malandros são espíritos em evolução, que após um determinado tempo podem (caso o desejem) se tornarem Exus. Mas, desde o início trabalham dentro da linha dos Exus.
Pode-se notar o apelo popular e a simplicidade das palavras e dos termos com os quais são compostos os pontos e cantigas dessas entidades. Assim é o malandro, simples, amigo, leal, verdadeiro. Se você pensa que pode enganá-lo, ele o desmascara sem a menor cerimônia na frente de todos. Apesar da figura do malandro, do jogador, do arruaceiro, detesta que façam mal ou enganem aos mais fracos. Salve a Malandragem!
Na Umbanda o malandro vem na linha dos Exus, com sua tradicional vestimenta: Calça Branca, sapato branco(ou branco e vermelho), seu terno branco, sua gravata vermelha, seu chapéu branco com uma fita vermelha ou chapéu de palha e finalmente sua bengala.
Gosta muito de ser agradado com presentes, festas, ter sua roupa completa, é muito vaidoso, tem duas características marcantes:
Uma é de ser muito brincalhão, gosta muito de dançar, gosta muito da presença de mulheres, gosta de elogiá-las ,etc...
Outra é ficar mais sério, parado num canto assim como sua imagem, gosta de observar o movimento ao seu redor mas sem perder suas características.
Às vezes muda um pouco, pede uma outra roupa, um terno preto, calças e sapatos também pretos, gravata vermelha e às vezes até cartola. Em alguns terreiros ele usa até uma capa preta.
E outra característica dele é continuar com a mesma roupa da direita, com um sapato de cor diferente, fuma cigarros, cigarilhas ou até charutos, bebe batidas, pinga de coquinho, marafo, conhaque e uísque, rabo-de-galo; é sempre muito brincalhão, extrovertido.
Seu ponto de força é na subida de morros, esquinas, encruzilhadas e até em cemitérios, pois ele trabalha muito com as almas, assim como é de característica na linha dos pretos velhos e exus. Sua imagem costuma ficar na porta de entrada dos terreiros, pois ele também toma conta das portas, das entradas, etc...
É muito conhecido por sua irreverência, suas guias podem ser de vários tipos, desde coquinhos com olho de Exu, até vermelho e preto, vermelho e branco ou preto e branco.



POMBA GIRA MARIA MULAMBO

Pomba Gira Maria Mulambo apresenta-se quase sempre muito bela, feminina, amável, deslumbrante, sedutora. Ela gosta das bebidas suaves como: Vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc. Pomba Gira Maria Mulambo gosta também: cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. Conta-se que a história de Maria Mulumbo que essa Pomba gira nasceu em berço de ouro, cercada de luxo. Seu pai e mãe não eram Reis, mas faziam parte da corte no pequeno reinado. Maria Mulambo cresceu sempre bonita e delicada. Com seus trejeitos, sempre foi chamada de princesinha, mas não era. Maria Mulambo aos seus 15 anos, foi pedida em casamento pelo rei, para casar-se com seu filho de 40 anos.
Foi um casamento sem amor, apenas para que as famílias se unissem e a fortuna aumentasse. Os anos se passavam e Maria Mulambo não engravidava. O reino precisava de um outro sucessor ao trono. Maria amargava a dor, além de manter um casamento sem amor, ser chamada de árvore que não dá frutos; e nesta época, toda mulher que não tinha filhos era tida como amaldiçoada.
Parcialmente a isso tudo, a nossa Maria Mulambo era uma mulher que praticava a caridade, indo ela mesma aos povoados pobres do reino, ajudar aos doentes e mais necessitados. Nessas suas idas aos locais mais pobres, conheceu um jovem, apenas dois anos mais velho que ela, que havia ficado viúvo e tinha três filhos pequenos, dos quais cuidava como todo amor. Foi amor à primeira vista, de ambas as partes, só que nenhum dos dois tinha coragem de aceitar esse amor. O rei morreu, o príncipe foi coroado e Maria Mulambo declarada rainha daquele pequeno país.Todo o povo adorava Maria Mulambo, mas alguns a viam com olhar de inveja e criticavam Maria Mulambo por não poder engravidar. No dia da coroação os pobres súditos não tinham o que oferecer a Maria Mulambo, que era tão bondosa com eles. Então fizeram um tapete de flores para que Maria passasse por cima. A nossa Maria se emocionou; seu marido, o rei, morreu de inveja e ao chegar ao castelo trancou Maria no quarto e deu-lhe a primeira das inúmeras surras que ele lhe aplicaria. Bastava ele beber um pouquinho e Maria Mulambo sofria com suas agressões verbais, tapas, socos e pontapés. Mesmo machucada, nossa Maria não parou de ir aos povoados pobres praticar a caridade.Num destes dias, o amado de Maria, ao vê-la com tantas marcas, resolveu declarar seu amor e propôs que fugissem, para viverem realmente seu grande amor. Combinaram tudo. Os pais do rapaz tomariam conta de seus filhos até que a situação se acalmasse e ele pudesse reconstruir a família. Maria fugiu com seu amor apenas com a roupa do corpo, deixando ouro e jóias para trás.O rei no princípio mandou procurá-la, mas, como não a encontrou, desistiu. Maria Mulambo agora não se vestia com luxo e riquezas,agora vestia roupas humildes que, de tão surradas, pareciam mulambos; só que ela era feliz. E engravidou. A notícia correu todo país e chegou aos ouvidos do rei. O rei se desesperou em saber que ele é que era uma árvore que não dá frutos. A loucura tomou conta dele ao saber que era estéril e, como rei, ele achava que isso não podia acontecer. Ele tinha que limpar seu nome e sua honra.Mandou seus guardas prenderem Maria, que de rainha passou a ser chamada de Maria Mulambo, não como deboche mas, sim, pelo fato de ela agora pertencer ao povo. Ordenou aos guardas que amarrassem duas pedras aos pés de Maria e que a jogassem na parte mais funda do rio. O povo não soube, somente os guardas; só que 7 dias após esse crime, às margens do rio, no local onde Maria foi morta, começaram a nascer flores que nunca ali haviam nascido. os peixes do rio somente eram pescados naquele local, onde sófaltavam pular fora d’água. Seu amado desconfiou e mergulhou no rio, procurando o corpo de Maria Mulambo; e o encontrou.Mesmo depois de estar tantos dias mergulhado na água, o corpo estava intacto; parecia que ia voltar à vida. os mulambos com que Maria Mulambo foi jogada ao rio sumiram. Sua roupa era de rainha. Jóias cobriam seu corpo. Velaram seu corpo inerte e, como era de costume, fizeram uma cerimonia digna de uma rainha e cremaram seu corpo. O rei enlouqueceu. Seu amado nunca mais se casou,cultuando-a por toda a vida, à espera de poder encontrá-la de novo. À espera de poder reencontrar sua Maria. No dia em que ele morreu e reencontrou Maria Mulambo, o céu se fez do azul mais límpido e teve início a primavera.

Assim termina a Lenda de Maria Mulambo um pomba gira muito reverenciada.

Zé Pilintra - Não e Exú -

A História de Zé Pilintra. Zé Pilintra uma entidade muito divertidada e altamente procurada para tirar alguém de uma enrrascada ou perigo. Conta-se que Zé Pilintra ( Jose Emerenciano)nasceu em Pernambuco, era filho de uma escrava forra com seu ex-dono, teve algumas oportunidades na vida. Trabalhou em serviços de gabinete, mas não suportava a rotina. Estudou, pouco, pois não tinha paciência para isso. Gostava mesmo era de farra, bebida e mulheres, não uma ou duas, mas muitas. Houve uma época em que estava tão encrencado em sua cidade natal que teve que fugir e tentar novos ares. Foi assim que Emerenciano surgiu na Cidade Maravilhosa. Sempre fiel aos seus princípios, está claro que o lugar escolhido havia de ser a Lapa, reduto dos marginais e mulheres de vida fácil na época. Em pouco tempo passou a viver do dinheiro arrecadado por suas " meninas", que apaixonadas pela bela estampa do negro, dividiam o pouco que ganhavam com o suor de seus corpos. Não foram poucas as vezes que Emerenciano teve que enfrentar marginais em defesa daquelas que lhe davam o pão de cada dia. E que defesa! Era impiedoso com quem ousasse atravessar seu caminho. Carregava sempre consigo um punhal de cabo de osso, que dizia ser seu amuleto, e com ele rasgara muita carne de bandido atrevido, como gostava de dizer entre gargalhadas, quando nas mesas dos botecos de sua preferência.
Agrados de Zé Pilintra
Comida de Zé Pilintra: carne seca com farofa ou escondidinho de macaxera, que é o mesmo que mandioca. (Na esquerda, acrescentar pimenta vermelha)
Bebida de Zé Pilintra: Cerveja branca bem gelada
Locais de vibração de Zé Pilintra: Subida de Morros, Cemitérios, bares, zonas portuárias, áreas boêmias
Cor de Zé Pilintra: Vermelho e Branco ou Preto e Branco, ou ainda somente o Preto
Bebia muito (Zé Pilintra), adorava o álcool, desde a cachaça mais humilde até o isque mais requintado. E em diversas ocasiões suas meninas o arrastaram praticamente inconsciente para o quarto de uma delas. Contudo, era feliz, ou dizia que era, o que dá quase no mesmo. Até que conheceu Amparo, mulher do sargento Savério. Era a visão mais linda que tivera em sua existência. A bela loura de olhos claros, deixava-o em êxtase apenas por passar em sua frente. Resolveu mudar de vida e partiu para a conquista da deusa loura, como costumava chama-la. Parou de beber, em demasia, claro! Não era homem também de ser afrouxado por ninguém, e uns golezinhos aqui e ali não faziam mal a ninguém. Dispensou duas de suas meninas, precisava ficar com pelo menos uma, o dinheiro tinha que entrar, não é? Julgava-se então o homem perfeito para a bela Amparo. Começou então a cercar a mulher, que jamais lhe lançara um olhar. Aos amigos dizia que ambos estavam apaixonados e já tinha tudo preparado para levá-la para Pernambuco, onde viveriam de amor. Aos poucos a história foi correndo, apostas se fizeram, uns garantiam que Emerenciano, porreta como era, ia conseguir seu intento. Outros duvidavam Amparo nunca demonstrara nenhuma intimidade por menor que fosse que justificasse a fanfarronice do homem. O pior tinha que acontecer, cedo ou tarde. O Sargento foi informado pela mulher da insistente pressão a que estava submetida. Disposto a defender a honra da esposa marcou um encontro com o rival. Emerenciano ria, enquanto dizia aos amigos: - É claro que vou, ele quer me dar a mulher? Eu aceito! Vou aqui com meu amigo... - E mostrava seu punhal para quem quisesse ver. Na noite marcada vestiu-se com seu melhor terno e dirigiu-se ao botequim onde aconteceria a conversa. Pediu uísque, não era noite para cachaça, e começou a bebericar mansamente. Confiava em seu taco e muito mais em seu punhal. Se fosse briga o que ele queria, ia ter. Ao esvaziar o copo ouviu um grito atrás de si: - Safado! - Levantou-se rapidamente e virou-se para o chamado. O tiro foi certeiro. O rosto de Emerenciano foi destroçado e seu corpo caiu num baque surdo. Recebido no astral por espíritos em missão evolutiva, logo se mostrou arrependido de seus atos e tomou seu lugar junto a falange de Zé Pelintra. Com a história tão parecida com a do mestre em questão, outra linha não lhe seria adequada. Hoje, trabalhador nos terreiros na qualidade de Zé Pelintra do Cabo, diverte e orienta com firmeza a quem o procura. Não perdeu, porém a picardia dos tempos de José Emerenciano. Sarava Seu Zé Pelintra!

Zé Pilintra e Algumas entidades parecidas e ligadas a ele.


Tipos de Malandro:

Além do Zé Pilintra, há espíritos(entidades) mentores na linha de Umbanda e também baixa em pessoas ligadas ao Candomblé , como ele, também conhecidos como Antônio Pilintra, Maria Pilintra, João Pilintra, Joana Pilintra, Mané Pilintra e Rosa Pilintra. Mas ainda, há suas qualidades de Zé Pilintras viradas na esquerda, que ganham atributos específicos da vida do Seu Zé, como Seu Zé Malandrinho, Seu Malandro, Malandro das Almas, Zé da Brilhantina, Malandro da Madrugada, Zé Malandro, Zé Pretinho, Zé da Navalha, Zé do Morro, e por aí vai. Só vale ressaltar que os Malandros não são exus, embora venham na Linha de Esquerda. Ao contrário dos Exus que estão nas encruzilhadas, encontramos os malandros em bares, subidas de morros, festas e muito mais.

Exu Tiriri - Umbanda Entidade (Povo de Rua)

Exú Tiriri entidade de Umbanda (tido como povo de rua) tem sua história de vida que conta-se que viveu em Portugal, no final do século dezenove. Passam das 23 horas quando Bartolomeu Custódio bate à porta de seu primo e é atendido pelo rapaz que, visivelmente, foi acordado pelas insistentes batidas. - Primo, preciso urgente de ti! - Fernando manda-o entrar deixando claro estar contrariado com a visita repentina em tão tardio horário. - Nem me fale Bartolomeu! São réis o que deseja. Não é? – Ponto de Exú Tiriri

Quem tudo olha!
Quase sempre nada enxerga!
Quem não se quebra!
Logo logo se enverga!
A favor dos ventos!
Eu sempre arranjo um jeito!
De correr para o meu cruzeiro!
Pra ver os meus companheiros!
Para o meu povo!
Eu não preciso me apresentar!
Pois todos me conhecem!
Quando eu chego lá!
Sou o exu tiriri!
Na linha de lebá!
Até o inferno treme!
Quando me vê chegar!

O homem baixa a cabeça e responde num fio de voz: - Perdi mais de mil no carteado do Barão senão pagar ele ameaçou acabar com minha família. - Mil? Estás louco? Não faz um mês que paguei sua divida de quinhentos e já vens aqui pedir-me mais de mil? Onde vais parar, ou melhor, aonde vou eu parar com tantos réis que se vão ladeira abaixo?

Achas que por ter tido sorte na vida tenho que carregá-lo nas costas? A ti, tua família, teu maldito vicio? - Bartolomeu ouve tudo sem levantar os olhos. - Primo, só tenho a ti para recorrer. O que será de minha mulher e meus filhos? Juro-te que nunca mais jogarei um só conto em nada! –

Exú Tiriri Ponto

"Exu Tiriri de Umbanda
Dono da encruzilhada
Risca o ponto, presta conta
Ao romper da madrugada
O mal que aqui entrou
Ele entrou e vai sair
Pegou ele pelo rabo
E entregou pro Tiriri"

O rapaz está descontrolado e replica aos gritos: - Já ouvi essa ladainha muitas vezes e não vou mais cair nessa conversa. Vá ao Barão e diga que não tem, não conseguiu, e ele que espere. Ainda ontem a pobre de tua mulher veio até aqui pedir-me comida. Crês nisso? Tive que dar comida a tua família. Enquanto tu espezinha-me com dívidas de jogatina. Olhe para ti! Estás em estado lamentável, além de cheirar a vinho à distância. Saia já de minha casa. - Dirige-se para a porta e a abre com violência. Bartolomeu levanta-se lentamente, de seus olhos caem lágrimas, é duro ter que ouvir tudo que está ouvindo, apesar de ser a mais pura verdade. Faz ainda uma última tentativa. - Primo, pelos teus filhos, ajuda-me! Fernando continua parado à porta apontando a rua. - Fora daqui, vagabundo! Nunca mais me apareça, porco imundo! Sem mais nada dizer o homem retira-se lentamente ouvindo o baque violento da porta atrás de si. Caminha tropegamente enquanto as lágrimas embaçam sua visão. Sabe que fez tudo errado. Sempre! Foi mulherengo, bêbado, viciado em jogos. Tem a exata noção do péssimo pai e marido que é. Seu primo tem toda a razão em humilhá-lo. Sem perceber, depois de muito caminhar, está sobre uma ponte. Talvez seja essa a única saída. Faz uma pequena prece e atira-se nas águas profundas do rio. O espírito de Bartolomeu Custódio durante anos perambulou por sendas escuras e tortuosas. Passado um longo tempo e depois de rever erros e acertos de vidas anteriores, foi amparado por mentores que o encaminharam para a labuta do resgate cármico. Hoje, trabalhador de nossos terreiros, é conhecido como o grande Exu Tiriri, elegante, educado e sempre com um profundo respeito para com seus consulentes, nem de longe lembra a triste figura apresentada neste texto.

POMBA GIRA - Conheça uma das entidades mais respeitadas


A Pomba Gira, é uma entidade considerada um Exú feminino, que atua, e é muito cultuada na Umbanda e na Quindanda, também o Candomblé (quando pai de santo inicia sua espiritualidade na Umbanda antes de se iniciar no Candomblé). A Pomba gira no Candomblé de Nação (de Angola, de Ketu, Nagô, etc..) são reverenciadas e cultuadas de um modo um pouco diferente, e na maioria das vezes (a pomba gira) acaba se adptando a filosofia da Religião em que está. É uma entidade que se relaciona quase que diretamente com Exú orixá e por si só é incontestável que ela realmente é um Egun (espiríto ou Ancestral).



Conheça alguns nomes típicos (Pomba gira)dessa entidade tão conhecidada e com uma alta credibilidade de seus fiéis dentro da Religião.Clique em Leia mais para ver os nomes mais comuns utilizados na religião.

 Pomba gira Maria Padilha
 Pomba gira Maria Mulambo
 Pomba gira Rainha Sete Encruzilhadas
 Pomba gira Tata Mulambo
 Pomba gira Cigana
 Pomba gira Maria Padilha raínha do cabaré
 Pomba gira Rosa Caveira
 Pomba gira das Sete Encruzilhadas
 Pomba gira Cacurucaia
 Pomba gira Rainha
 Pomba gira Maria Mulambo
 Pomba gira do Cruzeiro
 Pomba gira da Calunga
 Pomba gira Mirongueira
 Pomba gira Maria Quitéria
 Pomba gira Maria Mulambo da Estrada
 Pomba gira Rainha das Rainhas
 Pomba gira Menina
 Pomba gira Rainha do Cemitério
 Pomba gira das Almas
 Pomba gira Dama da Noite
 Pomba gira Sete Calungas
 Pomba gira Maria Mulambo das Sete Catacumbas
 Pomba gira Maria Mulambo da sete Encruzilhadas
 Pomba gira da Fiqueira
 Pomba gira Maria Mulambo da Porta do Cemitério.

EXÚ CAVEIRA

EXÚ CAVEIRA Exú Caveira antes de ser uma entidade, Tatá Caveira viveu na terra física, assim como todos nós. Acreditamos que nasceu em 670 D.C., e viveu até dezembro de 698, no Egito, ou de acordo com a própria entidade, "Na minha terra sagrada, na beira do Grande Rio". Seu nome era Próculo, de origem Romana, dado em homenagem ao chefe da Guarda Romana naquela época. Próculo vivia em uma aldeia, fazendo parte de uma família bastante humilde. Durante toda sua vida, batalhou para crescer e acumular riquezas, principalmente na forma de cabras, camelos e terras. Naquela época, para ter uma mulher era necessário comprá-la do pai ou responsável, e esta era a motivação que levou Próculo a batalhar tanto pelo crescimento financeiro.



Próculo viveu de fato uma grande paixão por uma moça que fora criada junto com ele desde pequeno, como uma amiga. Porém, sua cautela o fez acumular muita riqueza, pois não queria correr o risco de ver seu desejo de união recusado pelo pai da moça.


O destino pregou uma peça amarga em Próculo, pois seu irmão de sangue, sabendo da intenção que Próculo tinha com relação à moça, foi peça chave de uma traição muito grave. Justamente quando Próculo conseguiu adquirir mais da metade da aldeia onde viviam, estando assim seguro que ninguém poderia oferecer maior quantia pela moça, foi apunhalado pelas costas pelo seu próprio irmão, que comprou-a horas antes. De fato, a moça foi comprada na noite anterior à manhã que Próculo intencionava concretizar seu pedido.


Ao saber do ocorrido, Próculo ficou extremamente magoado com seu irmão, porém o respeitou pelo fato ser sangue do seu sangue. Seu irmão, apesar de mais velho, era muito invejoso e não possuía nem metade da riqueza que Próculo havia acumulado.


A aldeia de Próculo era rica e próspera, e isto trazia muita inveja a aldeias vizinhas. Certo dia, uma aldeia próxima, muito maior em habitantes, porém com menos riquezas, por ser afastada do Rio Nilo, começou a ter sua atenção voltada para a aldeia de Próculo.


Uma guerra teve início. A aldeia de Próculo foi invadida repentinamente, e pegou todos os habitantes de surpresa. Estando em inferioridade numérica, foram todos mortos, restando somente 49 pessoas.


Estes 49 sobreviventes, revoltados, se uniram e partiram para a vingança, invadindo a aldeia inimiga, onde estavam mulheres e crianças. Muitas pessoas inocentes foram mortas neste ato de raiva e ódio. No entanto, devido à inferioridade numérica, logo todos foram cercados e capturados.


Próculo, assim como seus companheiros, foi queimado vivo. No entanto, a dor maior que Próculo sentiu "não foi a do fogo, mas a do coração", pela traição que sofreu do próprio irmão, que agora queimava ao seu lado.




Esta foi a origem dos 49 exus da linha de Caveira, constituída por todos os homens e mulheres que naquele dia desencarnaram.
Entre os exus da linha de Caveira, existem: Caveira, João Caveira, Caveirinha, Rosa Caveira, Dr. Caveira (7 Caveiras), Quebra-Osso, entre muitos outros. Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Caveira foi o irmão de Caveira enquanto vivo.


Como entidade, o Chefe-de-falange Caveira é muito incompreendido, e tem poucos cavalos. São raros os médiuns que o incorporam, pois tem fama de bravo e rabugento. No entanto, diversos médiuns incorporam exus de sua falange.




Caveira é brincalhão, ao mesmo tempo sério e austero. Quando fala algo, o faz com firmeza e nunca na dúvida. Tem temperamento inconstante, se apresentando ora alegre, ora nervoso, ora calmo, ora apressado, por isso é dado por muitos como louco.


No entanto, Caveira é extremamente leal e amigo, sendo até um pouco ciumento. Fidelidade é uma de suas características mais marcantes, por isso mesmo Caveira não perdoa traição e valoriza muito a amizade verdadeira. Considera a pior das traições a traição de um amigo.


Em muitas literaturas é criticado, e são as poucas as pessoas que têm a oportunidade de conhecer a fundo Caveira Chefe-de-falange. O cavalo demora a adquirir confiança e intimidade com este exu, pois é posto a prova o tempo todo.


No entanto, uma vez amigo de Caveira, tem-se um amigo para o resto da vida. Nesta e em outras evoluções. 

 

Exú Tranca Ruas das Almas

Exú Tranca ruas das almas Tranca ruas das almas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido. Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior! "O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo .

Exú Tranca ruas das almas

Tranca ruas das almas (O Guardião dos Caminhos), não é demônio que muitos acreditam que ele seja. Sua atribuição é trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Não deseja ser amado ou odiado, mas apenas respeitado e compreendido.
Surpreenda-se com esse Mehi Guardião de Mistérios a serviço da Lei Maior!
"O Guardião Tranca Ruas pode ser tudo o que queiram, menos como tentam mostrar: Um demônio. Jamais foi ou é o que este termo deturbado significa na atualidade e nem o aceita como qualificativo das suas atribuições:


Trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos. Odeia os que odeiam, sente asco dos blasfemos, nojo dos invejosos, repulsa pelos falsos, ira pelos soberbos e pena dos libidinosos. Saibam que foi um dos Mehis que velaram a descida do "ACH-ME ou MISTÉRIO JESUS CRISTO".


Assim é TRANCA-RUAS, Mehi por Origem, Natureza e Formação. Não importa a Religião que tens que guardar, pois nela, dela e para ela, Mehi, sempre será."
Senhor Tranca-Rua das Almas, senhor do Sétimo Grau de Evolução da Lei Maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas por seres sem luz, interceda no caminho de todos os filhos de fé, livrando-os de toda a energia que possa atrapalhar a evolução de todos os seres iluminados; fazei dos pensamentos uma porta fechada para a inveja, discórdia e egoísmo.


Dos sete caminhos por ti ultrapassados, foi na rua que passou a ser dono de direito, abrindo as portas para os espíritos que merecem ajuda e evolução e fechando para os que querem praticar a maldade e a inveja contra seus semelhantes. Fazei dos nossos corações o mais puro que nossos próprios atos; Senhor (Pai) Tranca-Ruas das Almas agradeçemos por tudo que fizeste apren-der nesta vida e em outras que passamos lado a lado, rogo por vós a proteção, para os irmãos de fé, para toda a família e porque não para os inimigos Abençõe a guarde esses filhos que um dia entenderão o verdadeiro sentido da palavra Umbanda.


Muito grande, muito forte, Seu Tranca Ruas vem trazendo a sorte
Salihed, Mehi Mahar Selmi Laresh Lach Me Yê!
Saravá, Senhor Exu Guardião Tranca Ruas!
Saravá, Ogum Sete Lanças da Lei e da Vida!
Saravá Pai Ogum!
Saravá Mãe Iemanjá!
Saravá, Regente Oxalá!
Saravá, Umbanda!!!

Pomba Gira Rainha das 7 Encruzilhadas

RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADA Pomba gira das 7 encruzilhadas (entidade da Umbanda e também cultivada e cultuado no candomblé) foi uma Rainha no seu tempo na terra, diz a história ter sido ela uma linda cortesã que amarrou o coração de um Rei Francês que a tornou Rainha. Passou-se alguns anos e o Rei veio a falecer. A rainha passou a tomar conta sozinha do seu reino o que deixou alguns membros da corte indignados porque ela não teve filhos para deixar o trono como herança e tampouco parentes sangue azul para substituí-la após a sua morte.

Devido a tenacidade da rainha o seu trono começou a ser cobiçado por outros reinos o que trouxe muita preocupação para a política da corte, então o conselheiro real convenceu a Rainha a casar-se novamente com um homem cujo o reino fosse ainda maior que o seu para juntos vencerem as batalhas e trazer ao reinado a paz e a tranqüilidade que já não tinham mais. Um dia surgiu no castelo um homem que se dizia seduzido pela beleza da rainha e dono de um reinado incalculável no oriente e a pediu em casamento, a rainha preocupada com destino da sua corte e pela proteção de seu trono, aceitou a oferta de imediato e logo em seguida casaram-se.


Não demorou muito a querida rainha foi envenenada pelo seu atual marido que logo após se titulou o Rei e começou a governar a corte da pior maneira possível. A saudosa rainha após o seu desencarne chegou ao mundo astral muito perdida e logo começou a habitar o limbo devido a faltas graves que na terra havia cometido. Depois de algum tempo na trincheira das trevas do astral a Rainha foi encontrada pelo seu antigo Rei que no astral era conhecido como Senhor das encruzilhadas, este senhor passou a cuida-la e incentiva-la a trabalhar do seu lado para as pessoas que ainda viviam no plano material aliviando suas dores e guerreando com inimigos astrais...


O feito deste casal no astral tornou-se tão conhecido e respeitado que o Exu Belo nomeou o Senhor das encruzilhadas como Rei das Sete encruzilhadas e prontamente o Rei nomeou a sua Rainha. Juntos eles passaram a reinar os caminhos das trevas e da luz e sob o seus comandos milhares de entidades subordinadas que fizeram do Reino das sete encruzilhadas o maior reino do astral médio superior.




Passou-se muitos anos e o Rei que havia envenado a rainha veio a morrer durante uma batalha, e este foi resgatado pelos soldados da Rainha das sete encruzilhadas e o mesmo foi levado até ela. O homem ainda atônico sem entender ainda o que estava acontecendo com ele, se viu diante daquela poderosa mulher a qual foi obrigado a curvar-se e a servi-la para o resto da sua eternidade como castigo por ter-la envenenado. E hoje através das suas histórias que compreendemos que o povo de exu não são entidades perdidas do baixo astral e sim entidades respeitadas e de muita importância no mundo astral superior e inferior.
A Pomba-Gira Rainha das Sete Encruzilhadas adora a cor Maravilha, Vermelho, Preto e Dourado trazendo na mão um cedro de ouro. Suas oferendas são sempre as mais caras, pois ela é muito exigente. A Pomba-Gira Rainha das 7 Encruzilhadas também é conhecida no sudeste do país como “Dona 7” Se apresenta como uma mulher de meia idade, muito reservada , educada, iteligente e culta.


Ao contrários que muitas pessoas pensam... é uma entidade calma e tranqüila, mais quando chega ao mundo para deixar seu recado, traz na garganta um grito de guerra onde expressa todo o seu poder de vitórias.“Foi Iansã quem lhe deu força! Ela é a Rainha do Candomblé... vamos sarava nossa Rainha Pomba-Gira ela é o exu mulher... bis: Vamos sarava nossa Rainha Pomba-Gira ela é o exu mulher...”Saravá D.Rainha! 

 

MARIA PADILHA - POMBA GIRA


MARIA PADILHA A POMBA GIRAFalar desta entidade tão apreciada e poderosa dentro da Umbanda é uma honra! Mais como existem tantas histórias relacionadas a esta entidade, que achei melhor incluir aqui uma poesia que se baseia na sua real história e ao mesmo tempo tem a síntese desta nobre entidade que é pomba gira Maria Padilha das Almas.Vou contar uma lenda de uma pobre Maria ,Que conheceu o luxo e a agonia !Vou contar a lenda de Maria Padilha ,Que escondia a sedução sob a mantilha !Ela viveu no no século XIV , cheio de magia ,Misticismo e fantasia !
Ela nasceu na Espanha valorosa ,Formosa e maravilhosa !Ainda criança , Maria Padilha foi abandonada ...Por sua mãe , que era uma coitada ...Ela era filha de mãe solteira ...E virou uma órfã verdadeira !Ela nunca teve uma família inteira ...Assim , ela foi criada por uma feiticeira !Ela gostava de dançar o “flamenco” sensual ... De uma forma especial !Ela gostava de vestir preto e vermelho ...Para treinar a dança no espelho!
Na adolescência , ela virou uma cortesã elegante ...Conhecendo muita gente importante !Ela foi apresentada à Dom Pedro I de Castela ...De uma forma elegante e bela ...Pelo primeiro ministro numa festa ...Ao som de uma linda orquestra!
Assim , os dois dançaram ...E se apaixonaram ...Mas , Pedro estava noivo de Branca de Bourbon ,Que era frágil e sempre saia do tom !Mas , Maria Padilha fez uma bruxaria ,Que gerou uma grande agonia :Ela jogou um feitiço no cinto em que Branca ...De uma forma ingênua e franca ...Presenteou o seu amado ...De um jeito calado !
Assim , depois do casamento ...Sem nenhum sentimento ...Aconteceu um tormento :Branca , dois dias depois , foi abandonada ...Sem entender , absolutamente , nada !
Depois , os membros bastardos da família real ...Seqüestraram Pedro de um jeito sensacional !Mas , com a ajuda de Maria Padilha ... Pedro escapou de toda aquela matilha !Então , ele decidiu transferir sua corte para Alcazar de Sevilha ...Junto com sua amada Maria Padilha !Depois , ele bolou uma vingança sem piedade ...E matou seus 9 irmãos traiçoeiros de verdade !Por causa desta vingança de fel ...Ele ficou conhecido como : Pedro , o cruel !Com Maria Padilha , ele teve 4 crianças ...Carregadas de coragem e esperanças !
Porém , um dia ...Cheio de agonia ...A linda Maria ...Morreu vítima da peste negra com muita dor ...Mas , Pedro chorando com ardor ...Nomeou a amada morta como rainha original ...De uma forma especial !Porém Pedro , o cruel ...Conheceu o próprio fel ...Morrendo nas mãos do único irmão bastardo que escapou a sua ira ...Mas , que conheceu a atrocidade e a mentira !Esta é a história de Maria Padilha ,Que escondia a sedução sob a mantilha ...E que de tanto fazer magias e de possuir um olhar de vampira ...Tem seitas que dizem que ela é a real pomba – gira .
Maria Padilha é uma pomba-gira muito feiticeira e adora vestir preto e vermelho, recebe seus pedidos e oferendas nos cruzeiros de chão como em cemitérios. Adora bebida Anis, farofa amarela e bolinhos de carne moída com pimenta, Recebe rosas vermelhas, cigarrilhas e adereços de mulher. Trabalha para ambos os lados, basta pedir que ela estará lá prontinha para te ajudar! Amarra, desamarra, abre e fecha caminhos... Quando esta incorporada é muito dançante e alegre, fala alto e dá muita risada ”É noite no cemitério... é noite em zoxilá...é exu Maria Padilha que acaba de chegar... trás no ombro uma coruja... sua saia vem rodar... vem rodar exu das a rainha zoxilá.


Escute Pontos de Exus – Candomble e Umbanda

Escute Pontos de Exú na Umbanda, com uma pequena gira de Exús com cantigas  para Maria Padilha, Mulambo, Tata, Tiriri, Tranca rua, Imbaré, Cruzeiro, Pomba gira das rosas, Exú Rei das Sete Encruzilhadas. Estarei atualizando a listas de Pontos a cada semana. Também colocarei as Letras dos Pontos dos Exús. Logo pontos de Exú Caveiras, menina da estrada, Exú do lodo, Zé pilintra, Malandro, Marabô, Sete chaves, Exú Cobra, Exú Aleijadinho, Exú Arranca Toco, Exú Asa Negra, Exú Barravento, Exú Brasinha,Exú Cacurucaia, Exú Calunga,  Exú Canga….

Os pontos logo abaixo com musicas só para matar a saudade enquanto não se está na macumba.




Exú Capa Preta  
Exú Capa Preta das Sete Encruzilhadas  
Exú Casamenteiro  
Exú Catacumba  
Exú Caveira  
Exú Caveirinha  
Exú Cheiroso  
Exú Cigano  
Exú Come-Fogo  
Exú Corcunda  
Exú das Matas  
Exú das Pedreiras  
Exú de Duas Cabecas  
Exú Desmancha Tudo  
Exú Destranca Rua  
Exú do Cemitério  
Exú do Lodo  
Exú do Mar
Exú Facada  
Exú Faísca  
Exú Ganga  
Exú Gato Preto  
Exú Gira Mundo
Exú João Caveira  
Exú José Caveira  
Exú Kaminaloá  
Exú Lalu  
Exú Lalu Menino  
Exú Limpa Tudo  
Exú Malandrinho  
Exú Mangueira  
Exú Manguinho  
Exú Marabá  
Exú Maré  
Exú Matança  
Exú Meia Noite  
Exú Menino  
Exú Mirim  
Exú Morcego  
Exú Mulambo  
Exú Omulu
Exú Pantera Negra  
Exú Passaro Preto  
Exú Pedra Preta  
Exú Pemba  
Exú Pimenta  
Exú Pinga Fogo  
Exú Porteira  
Exú Quebra Pedra  
Exú Quebra-Galho  
Exú Queima Toco  
Exú Rei  
Exú Rei da Lira  
Exú Rei das Sete Encruzilhadas  
Exú Sete Almas  
Exú Sete Brasas  
Exú Sete Buracos  
Exú Sete Capas  
Exú Sete Catacumbas  
Exú Sete Caveiras  
Exú Sete Chaves  
Exú Sete Covas  
Exú Sete Cruzeiros  
Exú Sete Cruzes  
Exú Sete da Lira  
Exú Sete de Malê  
Exú Sete Estradas  
Exú Sete Facas  
Exú Sete Garfos  
Exú Sete Montanhas  
Exú Sete Nós  
Exú Sete Pedreiras  
Exú Sete Pembas  
Exú Sete Poeiras  
Exú Sete Punhais  
Exú Sete Sombras  
Exú Sete Ventanias  
Exú Tira-Teima  
Exú Tiriri  
Exú Tiriri Menino  
Exú Toco Preto  
Exú Toquinho  
Exú Tranca Gira  
Exú Tranca Rua das Almas  
Exú Tranca Ruas do Cruzeiro
Exú Tranca Ruas  
Exú Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas  
Exú Tranca Ruas de Embaré  
Exú Tranca Tudo  
Exú Três Caveiras  
Exú Tronqueira  
Exú Veludinho  
Exú Veludo
Exú Ventania  
Exú Vira Mundo  
Seu Camisa Preta  
Seu Camisa Verde  
Seu Marabô  
Seu Risca Faísca  
Seu Sete Encruzilhadas  
Seu Teotônio  
Seu Zé Pilintra
Tata Caveira

Ze Pilintra no Catimbo- Nome de Malandros

Zé Pilintra no Catimbó No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife (na religião que conhecemos como Catimbó), ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pelintra, tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor, é curador, é Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé. O reino espiritual chamado “Jurema”, é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características  bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade. Tanto pode vir na direita ou na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda.No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado, fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que o abraçam e o chamam de padrinho.

Nomes de Alguns Malandros e Malandras: Escute aqui os Pontos de Zé Pilintra e Pontos pra Malandro
Zé Pilintra
Zé Malandro
Zé do Coco
Zé da Luz
Zé de Légua
Zé Moreno
Zé Pereira
Zé Pretinho
Malandrinho
Camisa Listrada
7 Navalhadas
Maria do Cais
Maria Navalha.

Pontos de Defumação na Umbanda

Pontos de Defumação na Umbanda Utilizados para descarregar o ambiente antes de cada culto. Pontos de Defumação na Umbanda: Defuma com as ervas da Jurema Defuma com arruda e guiné Alecrim, benjoim e alfazema Vamos defumar filhos de fé  To defumando To defumando A casa do Bom Jesus da Lapa Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo Jesus Cristo incensou os filhos seus Eu incenso Eu incenso essa casa Pro mal sair e a felicidade entrar Eu incenso Eu;Pontos de Defumação na Umbanda Utilizados para descarregar o ambiente antes de cada culto.

Pontos de Defumação na Umbanda:


Defuma com as ervas da Jurema


Defuma
com arruda e guiné

Alecrim
, benjoim e alfazema

Vamos defumar filhos de fé 

To defumando

To defumando

A casa do Bom Jesus da Lapa

Nossa Senhora incensou a Jesus Cristo

Jesus Cristo incensou os filhos seus

Eu incenso

Eu incenso essa casa

Pro mal sair e a felicidade entrar

Eu incenso

Eu incenso essa casa

Na fé de Oxóssi, de Ogum e de Oxalá

A Umbanda queimou, cheirou guiné

Vamos defumar filhos de fé

A Umbanda queimou, cheirou guiné

Vamos defumar filhos de fé

Defuma eu Babá

Defuma eu Babalaô

Defuma eu Babá

Defuma eu Babalaô

Boiadeiro na Umbanda - Seus Pontos

Pontos Cantados na Umbanda para Boidadeiro:  Seu boiadeiro por aqui choveu Choveu que água rolou Foi nessa água que seu boi nadou Foi nessa água que seu boi nadou Seu boiadeiro cadê sua boiada? Sua boiada ficou em Belém Chapéu de couro ficou lá também Chapéu de couro ficou lá também  Seu boiadeiro por aqui choveu Seu boiadeiro por aqui choveu Choveu, choveu Relampiou Foi nessa água que seu boi nadou Mas, Seu boiadeiro por aqui choveu Seu boiadeiro por aqui choveu
Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu, choveu
Relampiou
Foi nessa água que seu boi nadou
Mas,
Seu boiadeiro por aqui choveu
Seu boiadeiro por aqui choveu
Choveu, choveu
Relampiou
Foi nessa água que seu boi nadou
Chetruê, Chetruá
Minha corda é de laçar
Chetruê, Chetruá
Meu boi fugiu mandei buscar
A minha boiada é de trinta e um
Vieram trinta
está faltando um
Olha meu camarada
Camarada meu
Olha meu camarada
Camarada meu
Sou Boiadeiro que cheguei aqui agora
Candomblé toca no keto
Mandar tocar angola
Chetruê, Chetruá
Corda de laçar meu boi
Chetruê, Chetruá
Corda d
e meu boi laçar
Chetruê, Chetruá
Corda de laçar meu boi
Chetruê, Chetruá
Corda de meu boi laçar
Seu Boiadeiro
Cade sua boiada ?
Mas, Seu Boiadeiro
Cade sua boiada ?
Seu boiadeiro na Jurema é nosso pai
É nosso camarada
Seu boiadeiro na Jurema é nosso pai
É nosso camarada
Toque o berrante, boiadeiro
Toque o berrante
Toque o berrante pra anunciar sua chegada
É os boiadeiros que vem lá de Aruanda
Pra trabalhar nesta tenda de Umbanda.

Cosme e Damiao - Pontos na Umbanda

 

Pontos cantados para Cosme e Damião (as Crianças da Umbanda) Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Cosme e Damião, Damião cadê Doun ? Doun foi passear lá no cavalo de Ogum Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá Dois dois sereias do mar Dois dois mamãe Iemanjá Cosme e Damião O que é que eu vou comer ? - Peixe da maré - Com azeite de dendê !  Fui no jardim colher as rosas A vovózinha deu-me a rosa mais formosa
Fui no jardim colher as rosas
A vovózinha deu-me a rosa mais formosa
Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum
Cosme e Damião, ÔOOOh Doun
Crispim , Crispiniano
São os filhos de Ogum
Mariazinha da beira da praia
Como é que sacode a saia ?
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia
É assim, assim, assim
Assim que sacode a saia
Juquinha da beira da praia
Como é se que abana o boné ?
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné
É assim, assim, assim
Assim que se abana o boné
Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião
Bahia é terra de dois
Terra de 2 irmãos
Governador da Bahia
É Cosme e São Damião.

PONTOS A OXOSSI E CABOCLOS NA UMBANDA

 

Veja agora a 3 parte de Pontos Cantados para: Oxossi e Caboclos na Umbanda Um grito na mata ecoou Foi seu pena branca que chegou Com sua flecha Com seu cocar Seu Pena Branca vem nos ajudar Com sua flecha Com seu cocar Seu Pena Branca vem nos ajudar  Saravá seu Pena Branca Saravá seu apache Pega flecha e seu bodoque Pra defender filhos de fé Ele vem de Aruanda Trabalhar neste casuá Saravá Seu Pena Branca No terreiro de Oxalá Sua flecha vai certeira.

Veja agora a 3 parte de Pontos Cantados para:
Oxossi e Caboclos na Umbanda

Um grito na mata ecoou
Foi seu pena branca que chegou
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Com sua flecha
Com seu cocar
Seu Pena Branca vem nos ajudar
Saravá seu Pena Branca
Saravá seu apache
Pega flecha e seu bodoque
Pra defender filhos de fé
Ele vem de Aruanda
Trabalhar neste casuá
Saravá Seu Pena Branca
No terreiro de Oxalá
Sua flecha vai certeira
Vai pegar no feiticeiro
Que fez juras e mandingas
Para o filho do terreiro
Pega o arco , atira a flecha
Que esse bicho é caçador
Além de ser castigo
Ele é merecedor

Ele atirou
Ele atirou e ninguém viu
seu Flecheiro é que sabe
A onde a flecha caiu
Ele atirou!
Tupinambá é canga na batalha
Tupinambá ee Tupinambá
Tupinambá guerreiro de Oxóssi
Tupinambá ee Tupinambá
Tupinambá vem defender seus filhos
Tupinambá ee Tupinambá
Só não apanha
Folha da Jurema
Sem ordem suprema
Do Pai Oxalá
Só não apanha
Folha da Jurema
Sem ordem suprema
Do Pai Oxalá
Tava na beira do rio
Sem poder atravessar
eu chamei pelos caboclos
Caboclo Tupinambá
eu chamei pelos caboclos
Caboclo Tupinambá
Tupinambá chamei
Chamei tornei chamar eaahhh
Tupinambá chamei
Chamei tornei chamar eaahhh
Ele é caboclo ele é
Flexeiro
tumba la catunga
e matador
de feiticeiro
tumba la catunga
ele vai firma seu ponto
ele já firmo é na Angola
oi tumba la catunga

OXOSSI E CABOCLO PONTO NA UMBANDA

Pontos Cantados para Oxossi e Caboclo na Umbanda. PARTE 2 Oxóssi êeee Oxóssi aaaaa Oxóssi é marambolê, marambolá Quem é aquele que vem lá de Aruanda Montado em seu cavalo Com seu chapéu de banda Ele é Oxóssi de Aruanda eeeeee Ele é Oxóssi de Aruanda aaaaa  Caboclo venceu demanda Para o povo de Umbanda Na ponta da sua flecha Quando veio de Aruanda Venceu... Caboclo venceu... No fundo da mata virgem Oxalá gritou - Esse filho é meu Pontos Cantados para Oxossi e Caboclo na Umbanda.

PARTE 2

Oxóssi êeee


Oxóssi aaaaa

Oxóssi é marambolê, marambolá

Quem é aquele que vem lá de Aruanda

Montado em seu cavalo

Com seu chapéu de banda

Ele é Oxóssi de Aruanda eeeeee

Ele é Oxóssi de Aruanda aaaaa

Caboclo venceu demanda

Para o povo de Umbanda

Na ponta da sua flecha

Quando veio de Aruanda

Venceu...

Caboclo venceu...

No fundo da mata virgem

Oxalá gritou

- Esse filho é meu !!!

Esse filho é meu !!!

Onde está a Jurema?

A Jurema a onde está ?

Tá procurando os capangueiros

Que ainda estão na Juremá

Quem mandou chamar

Em nome do Pai Oxalá?

Foi seu Oxóssi caçador

Que já baixou nesse congar

Salve todo o povo da Jurema

Salve sua luz

Seu jacutá

Levando a todos lares e seus filhos

Trazendo paz e amor

Na fé de Oxalá

Oxalá chamou !

Oxalá chamou e já mandou buscar

Os caboclos da Jurema

Pro seu Juremá

Pai Oxalá

É o rei do mundo inteiro

Já deu ordens pra Jurema

Chamar seus capangueiros

Mandai, Mandai

Minha cabocla Jurema

Os seus guerreiros

Essa é a ordem suprema !!

Ogan segura o toque

Com Deus e a Virgem Maria

Ogan segura o toque

Com Deus e a Virgem Maria

Por Oxalá Meu Pai

Saravá Seu Ventania

Por Oxalá Meu Pai

Saravá Seu Ventania 

NA UMBANDA PONTOS A OXOSSI E CABOCLO

PARTE 1 PONTOS A OXÓSSI E OS CABOCLOS DE UMBANDA Caboclinha da Jurema Onde é que você vai ? Vou pra casa de Odé, no terreiro de meu Pai De Aruanda êee De Aruanda aah De Aruanda êee caboclinha de pemba De Aruanda aah  Dentro da mata virgem Uma linda cabocla eu vi Com seu saiote Feito de penas É a Jurema filha de Tupi Com seu saiote Feito de penas É a Jurema filha de Tupi Jurema. Jurema , Jurema Linda cabocla, filha de Tupi PARTE 1

PONTOS A OXÓSSI E OS CABOCLOS DE UMBANDA


Caboclinha da Jurema

Onde é que você vai ?

Vou pra casa de Odé, no terreiro de meu Pai

De Aruanda êee

De Aruanda aah

De Aruanda êee caboclinha de pemba

De Aruanda aah

Dentro da mata virgem

Uma linda cabocla eu vi

Com seu saiote

Feito de penas

É a Jurema filha de Tupi

Com seu saiote

Feito de penas

É a Jurema filha de Tupi

Jurema. Jurema , Jurema

Linda cabocla, filha de Tupi

Ela vem, lá da Juremá

Vem firmar seu ponto

Nesse congar

Ela vem, lá da Juremá

Vem firmar seu ponto

Nesse congar

Caboclo roxo

Da pele morena

É Seu Oxóssi

Caçador lá da Jurema

Ele jurou e tornou a jurar

E ouviu os conselhos

Que a Jurema vai lhe dar

Quem manda na mata é Oxóssi

Oxóssi é caçador

Oxóssi é caçador

Eu vi meu pai assobiar

Eu já mandei chamar

Eu vi meu pai assobiar

Eu já mandei chamar

É de Aruanda êeee

É de Aruanda aaaa

Seu Junco Verde é Aruanda

É de Aruanda aaaa

Não chores não caboclinho

Pra que chorar

A casa é sua caboclinho

Prá trabalhar

Oi olhe agora

E venha receber

Ogum de Ronda

Meu Pai Baluaê

Curimbembê, Curimbembá

Sete Flechas um grande orixá

Com sete dias de nascido

A Jurema o encontrou

Deitado na folha seca

O caboclo ela criou

Curimbembê, Curimbembá

Sete Flechas um grande orixá

Nasceu na mata de Oxóssi

Na aldeia de Juremá

O caboclo Sete Flechas

Iluminado por Oxalá 

Pontos Ogum na Umbanda - Cantados

 

Ogum na Umbanda Pontos na Umbada cantados a Ogum Salve São Jorge!!! Ogum em seu cavalo corre E a sua espada reluz Ogum em seu cavalo corre E a sua espada reluz Ogum, Ogum Megê Sua bandeira cobre os filhos de Jesus Ogunhê  Seu Ogum Beira Mar O que trouxes do mar ? Seu Ogum Beira Mar O que trouxes do mar ? Quando ele vem Beirando a areia Vem trazendo no braço direito O rosário de Mamãe Sereia Quando ele vem Beirando a areia Vem trazendo no braço direito Ogum na Umbanda
Pontos na Umbada cantados a Ogum

Salve São Jorge!!!


Ogum em seu cavalo corre

E a sua espada reluz
Ogum em seu cavalo corre
E a sua espada reluz
Ogum, Ogum Megê
Sua bandeira cobre os filhos de Jesus
Ogunhê
Seu Ogum Beira Mar

O que trouxes do mar ?
Seu Ogum Beira Mar
O que trouxes do mar ?
Quando ele vem
Beirando a areia
Vem trazendo no braço direito
O rosário de Mamãe Sereia
Quando ele vem
Beirando a areia
Vem trazendo no braço direito
O rosário de Mamãe Sereia
Se meu pai é Ogum

Vencedor de demanda
Ele vem de Aruanda
Pra salvar filhos de umbanda
Ogum, Ogum, Ogum Iara

Ogum, Ogum, Ogum Iara
Salve os campos de batalha
Salve as sereias do mar
Ogum, Ogum Iara
Ogum, Ogum Iara
Ogum venceu demanda
Nos campos do Humaitá
Ogum venceu demanda
Nos campos do Humaitá
Cruzou sua espada na areia
Lavou seu escudo no mar
Cruzou sua espada na areia
Lavou seu escudo no mar

Em seu cavalo branco ele vem montado
Calçando botas ele, vem armado
O vinde , vinde , vinde
Nosso Salvador
O vinde , vinde , vinde
São Jorge defensor  

Que cavaleiro é aquele
Que vem cavalgando pelo céu azul
É seu Ogum Rompe Mato
Ele é defensor do cruzeiro do Sul
E a e
E e aaaa
E e e seu Ventania
Pisa na Umbanda
E a e
E e aaaa
E e e seu Ogum
Pisa na Umbanda
Olha que barco bonito
Que vem navegando em pleno mar
É seu Ogum Sete Ondas
Que vem ao encontro
De Ogum Beira Mar
Ogum de Lei
Não me deixes sofrer tanto assim
Meu pai
Ogum de Lei
Não me deixes sofrer tanto assim
Meu pai
Quando eu morrer
Vou passar em Aruanda
Saravá Ogum
Saravá Seu Sete Ondas
Quando eu morrer
Vou passar em Aruanda
Saravá Ogum
Saravá Seu Sete Ondas
Ogum não devia beber
Ogum não devia fumar
A fumaça é as nuvens que passam
E a cerveja é a espuma do mar
A fumaça é as nuvens que passam
E a cerveja é a espuma do mar
Cavaleiro na porta bateu
Eu passei a mão na pemba para ver quem era...
Cavaleiro na porta bateu
Eu passei a mão na pemba para ver quem era...
Era São Jorge guerreiro, minha gente !
Cavaleiro na força e na fé
Era São Jorge guerreiro, minha gente !
Cavaleiro na força e na fé
Eu venho de Alta cidade
Venho saudar a aldeia de umbanda
Estou saudando São Jorge Guerreiro
Com licença de Ogum da Ronda
Ogum de Ronda
Salve Ogum de Ronda
Salve Ogum de Ronda que acaba de chegar
Ogum de Ronda
Ele é guerreiro
Chegou nesse terreiro
Pro seus filhos ajudar
Ogum de Ronda
Em seu cavalo branco
Corre em todas as campinas
Do nosso pai Oxalá
Ogum de Ronda
Salve Ogum de Ronda
Salve Ogum de Ronda que acaba de chegar.

 

Pontos na Umbanda a Xango 


Pontos Cantados na Umbanda para Xangô. Saravá meu pai!!! O Gino olha sua banda O Gino olha o seu conga a onde o rochinol cantava a onde Xangô morava ele é filho da cobra coral ele é filho da cobra coral ele é filho da cobra coral Kâo  Quem rola as pedras na pedreira é Xangô Quem rola as pedras na pedreira é Xangô Giro na coroa de Zambi Giro na coroa de Zambi Giro na coroa de Zambi é Xangô Giro na coroa de Zambi Girooo Giro mas saravá meu pai...Pontos Cantados na Umbanda para Xangô.
Saravá meu pai!!!

O Gino olha sua banda
O Gino olha o seu conga
a onde o rochinol cantava
a onde Xangô morava
ele é filho da cobra coral
ele é filho da cobra coral
ele é filho da cobra coral
Kâo
Quem rola as pedras na pedreira é Xangô
Quem rola as pedras na pedreira é Xangô
Giro na coroa de Zambi
Giro na coroa de Zambi
Giro na coroa de Zambi
é Xangô
Giro na coroa de Zambi
Girooo
Giro mas saravá meu pai Xangô
Quem é quem vence as demandas ?
Quem é o dono das Pedras ?
é Xangô
Pedra rolou pra Xangô
Lá nas pedreiras
Afirma o ponto meu pai
Na cachoeira
Pedra rolou pra Xangô
Lá nas pedreiras
Afirma o ponto meu pai
Na cachoeira
Tenho meu corpo fechado
Xangô é meu protetor
Afirma o ponto meu pai
Pai de cabeça é Xangô
Tenho meu corpo fechado
Xangô é meu protetor
Afirma o ponto meu pai
Pai de cabeça chegou

Lá em cima daquelas pedreiras
Tem um livro que é de Xangô
Lá em cima daquelas pedreiras
Tem um livro que é de Xangô
Kaô, Kaô, Kaô cabeciem
Xangô morreu de velho
Na pedra ele escreveu
- Justiça meu Pai , Justiça !
Ganhou quem mereceu
- Justiça meu Pai , Justiça !
Ganhou quem mereceu
Xangô meu pai
deixa está pedreira aí
Xangô meu pai
deixa está pedreira aí
que umbanda tá lhe chamando
deixa está pedreira aí
que a umbanda tá lhe chamando
deixa está pedreira aí

 OXUM NA UMBANDA - PONTOS CANTADOS 

PONTOS DA OXUM NA QUERIDA UMBANDA O viva Oxum Iansã e Nanã Mamãe Sereia Viemos saudar Oi me leva Pras ondas grandes Eu quero ver as sereias cantar Eu quero ver os caboclinhos na areia Oi como brincam com Iemanjá Aruê, ê, ê, êeee Aruê Mamãe é dona do mar Aruê, ê, ê, êeee Aruê Mamãe é dona do mar  Eu vi a mamãe Oxum Sentada na cachoeira Colhendo os lírios, lírios ê Colhendo os lírios, lírios Ah Colhendo lírios pra enfeitar nosso congar...ONTOS DA OXUM NA QUERIDA UMBANDA


O viva Oxum

Iansã e Nanã

Mamãe Sereia

Viemos saudar

Oi me leva

Pras ondas grandes

Eu quero ver as sereias cantar

Eu quero ver os caboclinhos na areia

Oi como brincam com Iemanjá

Aruê, ê, ê, êeee

Aruê Mamãe é dona do mar
Aruê, ê, ê, êeee
Aruê Mamãe é dona do mar


Eu vi a mamãe Oxum

Sentada na cachoeira

Colhendo os lírios, lírios ê

Colhendo os lírios, lírios Ah

Colhendo lírios pra enfeitar nosso congar

Colhendo os lírios, lírios ê

Colhendo os lírios, lírios Ah

Colhendo lírios pra enfeitar nosso congar


Saravá Mamãe Oxum na Umbanda.

Pontos na Umbanda - Saudacao a Iemanja

PONTOS DE IEMANJÁ NA UMBANDA - IEMANJÁ  A SEREIA DO MAR Eram duas ventarolas Duas ventarolas que sopravam sobre o mar Eram duas ventarolas Duas ventarolas que sopravam sobre o mar Uma era Iansã, Ieparrê A outra era Iemanjá, adoceáh Uma era Iansã, Ieparrê A outra era Iemanjá, adoceáh Eu vou jogar Vou jogar flores no mar Eu vou jogar ! Uma promessa eu fiz Para Deusa do mar O meu pedido atendeu Eu prometi vou pagar Eu vou jogar Vou
 

PONTOS DE IEMANJÁ NA UMBANDA - IEMANJÁ  A SEREIA DO MAR

Eram duas ventarolas

Duas ventarolas que sopravam sobre o mar


Eram duas ventarolas


Duas ventarolas que sopravam sobre o mar


Uma era Iansã, Ieparrê


A outra era Iemanjá, adoceáh


Uma era Iansã, Ieparrê


A outra era Iemanjá, adoceáh


Eu vou jogar


Vou jogar flores no mar


Eu vou jogar !


Uma promessa eu fiz


Para Deusa do mar


O meu pedido atendeu


Eu prometi vou pagar


Eu vou jogar


Vou jogar flores no mar


Eu vou jogar !


PONTOS DE IEMANJÁ

ê Iemanjá

ê Iemanjá


Rainha das ondas, sereias do mar


Rainha das ondas, sereias do mar


Como é lindo o canto de Iemanjá


Faz até o pescador chorar


Quem ouvir a mãe d'água cantar


Vai com ela pro fundo do mar


Iemanjá !


Iemanjá é


Rainha das ondas, sereias do mar


Rainha das ondas, sereias do mar


O Janaina


Princesa d'água


Solte os cabelos Janaina


E caia n'água



PONTOS DE IEMANJÁ

Janaina eehh

Janaina eaahh


Que vive na terra


Que vive na lua


Que vive na água


Que vive no mar


Me livre dos inimigos


Me livre das aflições


Me livre dos perigos


Me livre das tentações


Janaina eeh


Janaina eah


O sereia o sereia


vosso filho tá chamando


sereia


você tem que ajudar


sereia.

 Pontos de Umbanda - Saudacao a Insa

Pontos de Umbanda - Saudacao a Insa Minha Santa Bárbara Virgem da coroa Pelo amor de Deus Santa Bárbara Não me deixe a toa Minha Santa Bárbara Virgem da coroa A Coroa é dela Xangô É da pedra de ouro.  Ponto de Iansã Iansã tem um leque de penas Pra abanar em dia de calor Iansã tem um leque de penas Pra abanar em dia de calor Iansã mora nas pedreiras Eu quero ver meu pai Xangô Iansã mora nas pedreiras Eu quero ver meu pai Xangô Iansã mora nas pedreiras
Eu quero ver meu pai Xango.

  Umbanda Pontos - SAUDAÇAO A OXALA

 

 




Umbanda Pontos - SAUDAÇAO A OXALA Meu Pai Oxalá É o Rei, venha me valer Meu Pai Oxalá É o Rei, venha me valer O velho Omulu Atotô Baluaê Atotô Baluaê Atotô Baluaê Atotô Baba Atotô Baluaê Atotô é orixá  Oxalá meu pai Tem pena de nós, tem dó Se as voltas no mundo é grande Seus poderes são maior Oxalá meu pai Tem pena de nós, tem dó Se as voltas no mundo é grande Seus poderes são maior O malei malei O malei malá O malei malei Salve as forças de Oxalá...

Umbanda Pontos - SAUDAÇAO A OXALA

Meu Pai Oxalá
É o Rei, venha me valer
Meu Pai Oxalá
É o Rei, venha me valer
O velho Omulu
Atotô Baluaê
Atotô Baluaê
Atotô Baluaê
Atotô Baba
Atotô Baluaê
Atotô é orixá
Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó
Se as voltas no mundo é grande
Seus poderes são maior
Oxalá meu pai
Tem pena de nós, tem dó
Se as voltas no mundo é grande
Seus poderes são maior
O malei malei
O malei malá
O malei malei
Salve as forças de Oxalá ! 

 PRETO VELHO - UMBANDA - Pontos parte 4

Preto velho - Umbanda Pontos cantados - parte 4 Mãe Tereza deu a volta no mundo Vai ver a volta que o mundo dá Vai pedir licença a Zambi Mãe Tereza Pra seus filhos abençoar. Mãe Maria, Mãe Tereza, lavadeira de sinhá Lava a roupa de seus filhos na beira do mar Mãe Maria, Mãe Tereza, lavadeira de sinhá Lava a roupa de seus filhos na beira do mar  lá vem vovó descendo a serra com sua sacola. é com seu patuá e com sua bolsinha ela vem agora. eu quero ver vovó,Preto velho - Umbanda
Pontos cantados - parte 4


Mãe Tereza deu a volta no mundo

Vai ver a volta que o mundo dá
Vai pedir licença a Zambi Mãe Tereza
Pra seus filhos abençoar.
Mãe Maria, Mãe Tereza, lavadeira de sinhá
Lava a roupa de seus filhos na beira do mar
Mãe Maria, Mãe Tereza, lavadeira de sinhá
Lava a roupa de seus filhos na beira do mar
lá vem vovó descendo a serra com sua sacola.

é com seu patuá e com sua bolsinha ela vem agora.
eu quero ver vovó, mais eu quero ver,
eu quero ver esses filhos de umbanda bem querer(bis)
1. E ora

vamos saravá Seu Rei de Congo
E ora vamos saravá Seu Rei de Congo
Saravá
ele pequenino que ele seja
Seu Rei de Congo ora vamos saravá
É Congo, é Congo, é Congo
É Rei de Congo
É Congo, é Congo, é Congo
Meu Pai é Congo
Rei Congo Mujongo maravilha
É quem manda aruê saravá
Rei Congo mandou chamar
É quem manda aruê
o rei do gongo oi mietê
oi rei do gongo oi mieta
oi me benza oi me cura
oi me ajude em seu conga.

PRETO VELHO - UMBANDA - Pontos parte 3

 Preto velho - Umbanda - Pontos cantados - parte 4 Carpiste Angola Eu to carpinando e tá crescendo Olha que Tô carpinando e tá crescendo Tô carpinando e tá crescendo O preto por ser preto Não merece ingratidão O preto fica branco Na outra encarnação No tempo da escravidão Como o senhor me batia Eu chamava por Nossa Senhora, Meu Deus! Como as pancadas doíam vamos ver vamos olhar vamos ver Maria Gonga como ganha a coroa vamos

Preto velho - Umbanda - Pontos cantados - parte 4

 Carpiste Angola
Eu to carpinando e tá crescendo
Olha que
Tô carpinando e tá crescendo
Tô carpinando e tá crescendo

O preto por ser preto
Não merece ingratidão
O preto fica branco
Na outra encarnação
No tempo da escravidão
Como o senhor me batia
Eu chamava por Nossa Senhora, Meu Deus!
Como as pancadas doíam

vamos ver vamos olhar
vamos ver
Maria Gonga como ganha a coroa vamos ver vamos olhar
(bis)
apanha o pano da costa de traz no peji
uma garrafa de dende outra de ori
ogan canta um aloja pra todos ouvir
chama maria gonga na costa de ori

Cantou meu galinho cantou
Cantou na hora em que Jesus nasceu
Quem baixa neste reino meus irmãos
É o nosso bom Pai Matheus
Rei Congo, Rei Congo
Cadê preto-velho ?
Foi trabalhar na linha de Congo
É Congo, é Congo, é Congo
é de Congo, é de Congo aruêe
É Congo, é Congo, é Congo
Agora que eu quero ver…
Nessa casa tem quatro cantos
Cada canto tem um santo
Pai e filho, Espirito Santo
Nessa casa tem 4 cantos
Zum zum zum
Olha só Jesus quem é
Eu rezo para santas almas
Inimigo cai
Eu fico de pé.

PRETO VELHO - UMBANDA - Pontos parte 2

Preto velho - Umbanda - Pontos cantados - parte 2 Oi, pisa no terreiro oi pisa no congá Chegou Maria Conga que veio saravar. Brilhou, uma estrala no céu Oxalá mandou Bis Maria Conga na Terra Mas ela vem chorando, chorando Vem salvar seus filhos Vovó Bis Que estão lhe esperando  Ela é Maria Conga Conguinha de Guiné Ela é mãe de terreiro Vem salvar filhos de fé A êê, a ê mamãe Oxum A ê ê ,a ê Oxum Maré vovó catarina é preta velha, preta velha acostumada.

Preto velho - Umbanda - Pontos cantados - parte 2
Oi, pisa no terreiro
oi pisa no congá
Chegou Maria Conga
que veio saravar.

Brilhou, uma estrala no céu
Oxalá mandou Bis
Maria Conga na Terra
Mas ela vem chorando, chorando
Vem salvar seus filhos Vovó Bis
Que estão lhe esperando

Ela é Maria Conga
Conguinha de Guiné
Ela é mãe de terreiro
Vem salvar filhos de fé
A êê, a ê mamãe Oxum
A ê ê ,a ê Oxum Maré

vovó catarina é preta velha, preta velha acostumada a trabalhar
vovó catarina veio em terra ,
para seus filhos abençõar.
Cambina mamanhê
Cambina Mamãe-nhã
Oi segura a Campina que eu quero ver
Filhos de Umbanda não tem querer
Segura a Campina que eu quero ver
Filhos de Umbanda não tem querer
O Povo de Cambina
oi quando vem pra trabalhar
O Povo de Cambina
oi quando vem pra trabalhar
Todo o povo vem por terra
Campinar vem pelo mar
Todo o povo vem por terra
Campinar vem pelo mar
Vovó não quer
Casca de coco no terreiro
Vovó não quer
Casca de coco no terreiro
Pra não lembrar dos tempos do cativeiro
Pra não lembrar dos tempos do cativeiro.

PRETO VELHO - UMBANDA - Pontos parte1 

Preto velho - Umbanda - Pontos cantados - Tira o cipó do caminho, oi criança Deixa a vovó atravessar Tira o cipó do caminho, oi criança Deixa a vovó atravessar Eles vem chegando São os preto velhos que vem trabalhar Eles vem chegando São os preto velhos que vem trabalhar Quando Oxalá desceu da cruz… Meu Pai, segura a nossa banda (bis) Olha teus filhos de umbanda, Oxalá! Não deixa teus filhos cair…  Pai Tomáz do Congo… Ele vem práTira o cipó do caminho, oi criança
Deixa a vovó atravessar
Tira o cipó do caminho, oi criança
Deixa a vovó atravessar
Eles vem chegando
São os preto velhos que vem trabalhar
Eles vem chegando
São os preto velhos que vem trabalhar
Quando Oxalá desceu da cruz…

Meu Pai, segura a nossa banda (bis)
Olha teus filhos de umbanda, Oxalá!
Não deixa teus filhos cair…
Pai Tomáz do Congo…

Ele vem prá trabaiá….
Pai Tomáz do Congo….
Ele vem prá trabaiá…
Prá tirar toda mandiga…
Dos filhos da nossa Umbanda!
Prá tirar toda mandinga…
Dos filhos da nossa Umbanda!”
preto velho tem muita mironga
olha os filhos de umbanda mandou te chamar.
eu quero ver velinho arriado
sentado no toco sem balançar(bis)
Canoeiro, canoeiro
O que traz nessa canoa
Trago pemba, trago guia
Jeremias vem na proa
Canoeiro, canoeiro
O que traz nessa canoa
Trago pemba, trago guia
E o rosário de Maria
 Olelê meu Deus do céu que alegria
O Preto Velho não carrega soberbia
Meu Deus do céu isto aqui eu preferia
A Estrela D’Alva no ponto do meio-dia
Eu vou plantar neste quintal pé de pinheiro>
Para mostrar como se quebra macumbeiro> bis
Olelê meu Deus do céu que alegria
O Preto Velho não carrega soberbia
Meu Deus do céu isto aqui eu preferia
A Estrela D’Alva no ponto do meio-dia
Galo penacho bota macho na campana>
Neste terreiro galo velho não apanha> bis.

PARA NAO PERDER A SORTE 

  A Simpatia para não perder a Sorte é tão importante quanto as Simpatias para trazer a Boa sorte, pois apartir do momento em que você ganha deve preocupar-se em não perde-lá. Então vamos lá a mais uma ótima Simpatia que fará que preserve sua Boa Sorte. Uma salada bastante sortida para tornar quem a degusta uma pessoa sortuda. É fundamental que seja preparada com legumes frescos, na quantidade indicada e que seja depois comida sem acompanhamento, principalmente de carne de boi. Os Ingredientes.
21 folhas de alface
33 rodelas de palmito
2 cenouras cortadas em rodelas
85 grãos de ervilha cozida
1 pimentão cru cortado em rodelas
2 tomates cortado em rodelas bem finas
3 batatas cozidas cortadas em rodelas
1 limão
1 pitada de pimenta do reino
11 gotas de óleo de oliva
sal à gosto

Modo de fazer a Simpatia:


Em uma travessa de louça, disponha as folhas de alface nas laterais. De fora para dentro, disponha os demais ingredientes na seguinte ordem: tomates,

batatas, pimentão, cenouras e palmito. As ervilhas vão por cima de tudo. Acrescente o óleo de oliva, a pimenta e o sal. O limão deve ser cortado em
quatro e, ao espremê-lo, a cada parte fazer o sinal da cruz. Comer sempre à noite e depois evitar tocar em qualquer tipo de cédulas e moedas até o dia
seguinte.
As Simpatias que eu indico sãos as de Sorte em Sorteios e Loterias (para sorte no jogo), caso seja só para trazer sorte no geral utilize esta simpatia para trazer a boa  Sorte.

Simpatia PARA TER SORTE COM DINHEIRO

Esta Simpatia para Ter sorte com Dinheiro é uma boa dica ae para o pessoal que tem uns altos e baixos e você seguindo corretamente as instruções desta receita, você caminhará para a tão sonhada estabilidade econômica , pois utiliza um elemento de grande poder. De origem asiática, a lentilha carrega em si o principio da boa sorte financeira. Ingredientes para Simpatia de ter Sorte Com dinheiro: 300g de lentilhas 50g de bacon magro 2 colheres de chá de curry 7 dentes de alho...Esta Simpatia para Ter sorte com Dinheiro é uma boa dica ae para o pessoal que tem uns altos e baixos e você seguindo corretamente as instruções desta receita, você caminhará para a tão sonhada estabilidade econômica , pois utiliza um elemento de grande poder. De origem asiática, a lentilha carrega em si o principio da boa sorte financeira.

Ingredientes para Simpatia de ter Sorte Com dinheiro:

300g de lentilhas
50g de bacon magro
2 colheres de chá de curry
7 dentes de alho
1 pitada de sal
1 cebola grande

Modo de fazer a Simpatia para trazer sorte com Dinheiro:
Primeiramente deixe a lentilha de molho por três horas. Enquanto isso, corte o bacon em pedacinhos e coloque para fritar numa caçarola. Acrescente
o alho e a cebola cortados em rodelas finas e quando dourar coloque a lentilha com a água do molho inclusive. Salgue, tampe e deixe ferver em fogo médio
até formar caldo. Acrescente o curry e deixe ferver por mais dois minutos em fogo baixo.
Atenção! A mesma pessoa que fez a receita deve servir cada prato que
for tomado. Caso essa simpatia não lhe sirva veja esta aqui Simpatias Para Sorte em Sorteios e Loterias (para sorte em jogo), caso seja só para trazer sorte no geral utilize esta simpatia para Sorte.

Simpatias Para Sorte em Sorteios e Loterias

 

PARA SORTEIOS E LOTERIAS A Simpatia Para Sorte em Sorteios e Loteria é uma das melhores Simpatias que eu conheço, muitos tentam a sorte (fazem uma fézinha) para ver se tem dá uma sorte de ganhar um prêmio e pagar suas dívidas ou até mesmo enrriquecer subtamente. pode parecer matematicamente difícil ganhar nesse jogo, mas existe uma lógica nisso tudo. Você só precisa ter o palpite certo para ganhar. Se acertar os números, está feito. Simpatias são para aqueles que tem fé!!! Nessa Simpatia de Sorte a questão se resume, portanto, a ter o palpite certo. Para tanto, uma simpatia como esta poderá lhe ajudar. Então vamos a nossa Macumba ou Magia como queira chamar:

Pegue esferas de madeira e numere-as. Numa sexta-feira de Lua Cheia, vá a um cemitério e esfregue cada uma delas no portão, depois guarde-as num
saquinho de tecido natural preto. Quando quiser fazer um jogo, combine a retirada dessas esferas, de modo a ter o seu palpite.
Se joga no grupo do bicho, deve usar esferas de 1 a 25. Se joga nas dezenas, centenas ou milhares, esferas de 0 a 9, sendo que após retirada ela deve retornar ao saco para o lance seguinte.

Se o seu negócio é a loteria federal, a menos que sonhe com um número completo e no dia seguinte um vendedor ambulante lhe ofereça ou você veja o bilhete na vitrine de uma lotérica, não há outra forma de se ganhar nesse jogo.
Alguns recomendam perseguir a sorte, que consiste em escolher um número e começar a comprá-lo toda semana, indefinidamente, até ganhar. Mesmo
assim, não dá muito certo, pois os registros positivos sobre o assunto são muito precários para permitir uma afirmação segura. O melhor é usar as esferas para formar um número e, a partir daí, tentar encontrá-lo.

Nas loterias de números, como loto e sena, o mesmo princípio das esferas de madeira pode ser usado, bastando pôr no saco de tecido as esferas correspondentes ao números de 0 a 9, retornando-as ao saco a cada retirada.
Para rifas e sorteios em geral, vale lembrar que esse tipo de jogo se tornou tão manipulável que, a menos que a instituição promotora seja muito séria ou você esteja comprando o bilhete só para ajudar, você deve evitar de jogar.

Nos bingos, a situação é a mesma. A questão toda está na seriedade do promotor do evento. Hoje em dia há casas de bingo abertas ao público, onde os números são sorteados por computador, garantindo a lisura do jogo. Nesses casos, nunca compre a cartela que lhe oferecerem. Escolha, olhando a configuração dos números. A sensibilidade de cada um, nesse ambiente onde a tensão circula como uma corrente elétrica, faz a diferença. O segredo é escolher no olhar. A configuração dos números da cartela vão formar uma imagem em sua mente, que se encontra receptiva no local. Se gostar jogue. Se não gostar, deixe passar a mão.

Simpatias para Sorte

 

1 – Simpatia PARA SORTE EM DISPUTAS: A Simpatia para Sorte em Disputa é uma mão na roda, pois em uma disputa exige que seus caminhos estejam abertos, inclusive para o assunto em questão, que pode ser um jogo ou qualquer outra coisaa e “não pense que na Umbanda e pricipalmente no Candomblé nós não façamos uso deles quando necessário”. Se tudo está limpo, com certeza, a sorte estará de seu lado. Pode acontecer, porém, que você precise de uma ajuda, nem que seja apenas para limpar os caminhos para SORTE EM DISPUTAS:
A Simpatia para Sorte em Disputa é uma mão na roda, pois em uma disputa exige que seus caminhos estejam abertos, inclusive para o assunto em questão, que pode ser um jogo ou qualquer outra coisaa e “não pense que na Umbanda e pricipalmente no Candomblé nós não façamos uso deles quando necessário”. Se tudo está limpo, com certeza, a sorte estará de seu lado. Pode acontecer, porém, que você precise de uma ajuda, nem que seja apenas para limpar os caminhos para uma vitória, seja ela do tipo que for. Para isso, ( Simpatias é uma boa solução)à meia-noite em ponto, acenda uma vela vermelha junto a uma das quinas de sua casa, colocando diante dela dois ramos cruzados de quebrapedra e alguma coisa que identifique o tipo de vitória que você busca. Fique vigiando até que a vela se queime, mentalizando essa vitória.
2- Simpatias PARA SORTE NO JOGO DO BICHO:
Este é um dos maiores desafios para os adivinhos e mestres das artes divinatórias. O jogo do bicho, na verdade não é um jogo de bichos, mas um jogo de números. Muito embora os números façam parte de uma ciência exata, a matemática, eles fazem parte também de uma outra ciência, a ciência das probabilidades.

De você analisar suas probabilidades de ganhar friamente, jamais jogará. Se não jogar, jamais ganhará, porque já um componente no jogo que foge ao controle até do próprio bicheiro. É o componente chamado sorte. Existem inúmeras simpatias para ajudar a ganhar nesse jogo. Nenhuma pode prometer cem por cento de acertos. Aliás, nada pode prometer, pois enfrenta o terrível e quase invencível jogo das probabilidades.
O que você pode fazer é tentar encontrar, flutuando no plano superior, o elemento de ligação que trará sua sorte. Para isso, esta simpatia é a mais indicada.

Numa caixa de madeira, coloque um lápis apontado, um bloco de papel, uma chave velha, um cadeado aberto, uma pata de coelho, crina de um cavalo branco e fios do rabo de uma égua prenhe. Deixe tudo isso sob uma imagem de São Jorge, durante todo o período da Lua Cheia.
Após isso, sempre que for jogar, use esse lápis para anotar no bloco seus palpites.

Só que antes de tirar o São Jorge de cima da caixa de madeira, passe a mão três vezes na cabeça dele e três vezes no rabo do dragão. Depois arrisque seu jogo. Quando terminar, guarde tudo de novo como antes e só leve a folha do bloco onde anotou o palpite.

Outra simpatia do repertório do Jogo do Bicho é infindável. Esta é simples e fácil de fazer. Sempre que tiver um palpite, anote-o num papel sem pauta, dobrando-o bem dobradinho e esfregando-o por sete vezes num calo de seu pé direito ou do pé direito de qualquer pessoa das família. Só depois disso
fazer o jogo.